terça-feira, 19 de março de 2013

Oferta maior do que a procura derruba o preço da carne bovina em Tuntum





                O vereador Marcos Cunha já havia denunciado no plenário da Câmara que o preço da carne bovina em Tuntum estava sendo praticado de forma abusiva. Segundo ele o preço da arroba havia caído, mas ao invés de baratear, pelo contrario, subiu de R$ 10,00 para R$ 12,00 o quilo da carne maciça. Na mesma sessão o parlamentar ainda prometeu que iria convocar o secretário de Agricultura para explicar essa situação e pedir providências.
                Atento ao caso fui hoje (19) a Secretária de Agricultura conversar com o secretário Antônio Durval, o Dora, para saber algo sobre o assunto e se alguma providência seria tomada nesse sentido. Dora disse que soube da proposta do vereador e que já iria se reunir com o prefeito para em conjunto estudarem o caso e tomarem uma atitude coerente, mas antes mesmo do encontro os magarefes e açougueiros se anteciparam e reduziram os valores.

                No mercado conversei com dois magarefes e fiz a pergunta sobre os motivos da redução dos preços. Assis Brucuta afirmou que o preço da arroba caiu e que a oferta do criador estava muito além da procura. Benésio disse que no momento a arroba não tem preço fixo, cada criador faz seu preço. O que possivelmente possibilitou a oferta do boi gordo maior do que a procura e queda nos preços foi a estiagem com a consequente redução da pastagem, gerando incertezas no produtor e lhe obrigando a vender parte do rebanho temendo o pior. Com a continuidade das chuvas a previsão é que os preços anteriores voltem a ser praticados futuramente. Enquanto isso não acontece vamos aproveitar...

PREÇO DA CARNE BOVINA
Maciça......................... 10,00
Com osso.......................6,00
Bisteca...........................8,00

PORCO
Carne...........................9,00
Toucinho.....................4,00

BODE
Carne.........................12,00

FRANGO ABATIDO
8,50

PEIXE
Tambaqui........................10,00   

Nenhum comentário:

Postar um comentário