.

.
.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Prefeito, vereadores, secretários, professores, pais e alunos abrem o ano letivo em Tuntum.



               

                Demonstrando comprometimento a Secretária de Educação abriu na manhã de hoje em frente ao Colégio José Teixeira o ano letivo de 2013. A solenidade contou com a presença do prefeito Dr. Tema, da primeira dama e secretária de Assistência Social, Daniella Jadão Cunha, do secretário de Educação, Antônio dos Reis, vereadores, secretários, assessores, pais, alunos e professores. A abertura foi uma pequena demonstração de como a gestão dará seriedade e melhor atenção a pasta nesses próximos quatro anos com o propósito de inovar suas ações em favor de uma educação  mais produtiva.

                A cerimônia foi aberta oficialmente com a execução dos hinos nacional e municipal para em seguida os convidados discorrerem seus pensamentos sobre o momento que está vivendo a área na perspectiva de transformação. O ex-secretário Róbsson Braúna e atual coordenador geral, sendo breve, desejou a todos muita sabedoria e aprendizado. O presidente da Câmara Nélson Almeida, o Nélson do Nanxin, agradeceu o momento e se colocou a disposição junto com o legislativo para colaborar. O secretário de Coordenação Política e governo, Josinaldo Bílio, falou de parceria entre a escola e a família. “ A educação só anda se tiver parceria na própria casa, aí ela começa a funcionar. Essa é a educação que a administração Dr. Tema quer”, afirmou.

                Daniella Jadão Cunha, primeira dama, num rápido e simpático pronunciamento disse que a administração não medirá esforços para que todos possam dizer que valeu. O vice-prefeito Ciro Ricardo inicialmente citou a constituição para falar do dever dos entes federativos com a educação. Ricardo elogiou a postura do prefeito Dr. Tema por está dando uma nova estrutura a educação. Ele finalizou desejando a todos um grande ano letivo. O secretário Antônio dos Reis Barros Teixeira agradeceu, de imediato, o voto de confiança dado pelo prefeito, uma referência a sua permanência a frente da pasta. Antonio dos Reis falando dos novos caminhos a serem seguidos disse: “ Se tivermos uma educação de qualidade não podemos chegar longe. A responsabilidade é nossa para chegar ao sucesso educacional”.

                Num pronunciamento duradouro, quase vinte minutos, Dr. Tema expôs parte do que já fez até agora para otimizar a área com a reforma e ampliação das escolas da sede e zona rural, citando como exemplo a escola do povoado Arroz que foi completamente demolida. O prefeito que não é muito de elogios fez uma breve referência  para qualificar as bravas atitudes da diretora do Colégio José Teixeira, Susana Alves Silva. “A Susana tem um iluminado espírito que Deus lhe deu. Eu queria que o professor, o zelador tivesse esse espírito da Susana”, destacou. O prefeito em tom de cobrança disse que não quer ver desvios na merenda escolar. Disse que vai fiscalizar pessoalmente. “Eu vou está presente, não pense que vou ser um prefeito só andando, não. Eu vou está no José Teixeira, no Complexo, no Santa Clara, vou está no Isabel Cafeteira, vou chegar de surpresa, vou visitar, nós estamos pagando e temos que cobrar (...) se faltou água, o secretário dos Reis é o responsável para trazer água pra cá. Não pode o aluno ir embora não, o aluno tem que estudar”, falou.

                Dr. Tema esclareceu que o maior bem do homem é o conhecimento, o restante é matéria e acaba rápido, enquanto que o conhecimento é para sempre. Ele disse que terá respeito com o salário do professor. “Já disse ao professor Dosreis quando o dinheiro do Fundeb cair na conta nos primeiros cinco dias do mês seguinte, a folha já tem que está pronta, não tem de esperar, chegou o dinheiro paga, o dinheiro não é do Tema, o dinheiro é de todos, é da educação. Por que, qual o problema dessa folha não está pronta?  Se tá pronta tem que pagar”, disse.  O prefeito prometeu implantar o soletrando nas escolas do município para torna-las mais dinâmicas. Dr. Tema disse que já autorizou o secretário a ver a possibilidade de trazer a Tuntum o professor Sérgio Nogueira, um dos maiores estudiosos da língua portuguesa para dá uma palestra a todos os educadores. Antes de concluir o prefeito discorreu um pouco das medidas tomadas na área de saúde com a reabertura do hospital e postos de saúde.  Para finalizar Dr. Tema ainda convidou os pais de alunos a participarem efetivamente do processo educativo frequentado as escolas para verem de perto a participação e o comportamento de cada um na sala de aula.   


















                 

Um comentário: