sábado, 18 de maio de 2013

Câmara: Aprovação de projetos e debates acirrados...






         A Câmara Municipal realizou no período da manhã de ontem sua 9ª sessão ordinária do ano aprovando dois projetos de utilidade pública das associações dos povoados São Lourenço e Canto Grande e dois Projetos de Lei alterando o nome da unidade escolar Pato Donald, do povoado Arroz, que agora se chamará Frederico Félix Teixeira e da escola Lírios dos Vales, do povoado Creolí do Bina, que será chamada de Maria Mercedes Costa.
Marcos Cunha, líder do governo
         Fora a monotonia da aprovação dos pequenos projetos a sessão ganhou outros contornos com as discussões acirradas entre a liderança do governo, vereador Marcos Cunha, Josivan Sem Terra (PT), líder da oposição, e Geová  Silva (PV). O primeiro embate aconteceu dentro do próprio bloco de oposição com o vereador Sem Terra desdenhando de um Projeto de Lei do Executivo que criará e estipulará os valores de diárias aos secretários no exercício da função. Geová Silva diz que apoia o projeto descredenciando Josivan antecipadamente e falando da importância das diárias para os secretários. “O secretário é uma célula muito importante em qualquer administração, ele precisa de locomoção. Se ele vai para São Luís ele precisa de dinheiro para viajar”, disse.
Vereador Geová Silva
         O polêmico vereador sem Terra voltou a tribuna usando o grande expediente para tentar desqualificar o projeto de emancipação do povoado Ipu-Iru e novamente foi alinhado pelo seu aliado Geová Silva. Sem Terra no auge de sua empolgação dizia que o povoado Belém é um nome certo para se emancipar, enquanto que o povoado Ipu-Iru não tem mais condições. Geová disse ao polémico vereador Sem Terra que já viu time grande perder para o pequeno nos 44 do segundo tempo e que ele não confie muito.
Vereadores: Josivan, Marcos Cunha e Zé do Feliciano
         O vereador do PV acha importante a participação do prefeito no processo, enquanto que Josivan se esnoba. O vereador Joaceles Araújo, o Jota, criticou duramente a postura de Sem Terra dizendo que a vida dele é criticar os interesses do povoado Ipu-Iru. Jota ainda afirmou que ele vive a falar pelas calçadas que o projeto do povoado não vai ser aprovado. O líder sem terra se atropela nas suas próprias palavras não lembrando que seu povoado vai ter que passar pelo plebiscito, além de precisar do apoio dos moradores do povoado Ipu-Iru e sede, mas pelo jeito o vereador não está querendo esse apoio.
         Voltando novamente a tribuna e dizendo que agora estava calçado de sandálias japonesas depois dos ajustes que recebeu dos colegas, sem Terra voltou a pisar na bola quando tentou desqualificar os elogios do vereador Marcos Cunha ao pecuarista e empresário José Guilherme que está implantando no povoado Ipu-Iru uma usina de álcool com a criação de mil empregos diretos. Cunha enquadrou os desequilíbrios de Josivan Sem terra dizendo que ele deveria era pagar os 5 milhões ao Banco do Nordeste que sua associação deve, que ela só toma emprestado, mas não paga. O líder do governo ainda mandou um recado aos opositores na casa, disse que vai ficar de olho com o destino dos tratores que foram distribuídos.  
             
            

3 comentários:

  1. Governadora veta criação de escolas em tempo integral no MaranhãoPublicado em 15/mai/2013
    Pela segunda vez, a governadora vetou o projeto de lei que institui a escola em tempo integral no ensino público do Maranhão. A implantação do ensino em tempo integral foi uma das promessas contidas no plano de governo da atual gestão, registrado no TSE. Há quatro anos o governo estadual não implantou escola em tempo integral e acaba de vetar o projeto de lei aprovado e encaminhado pelos deputados estaduais.

    O projeto de lei que ofereceria ao aluno da rede pública o acesso ao ensino profissionalizante, reforço escolar e a prática do esporte e lazer foi novamente vetado pela governadora, mesmo com a aprovação de todos os parlamentares. “Estados como o Ceará e Pernambuco já oferecem aos seus alunos a possibilidade de ficar mais um turno na escola. A governadora disse que o antigo Marista seria a primeira escola em tempo integral do estado. Depois que o projeto está pronto, ela veta e mais uma vez não cumpre o que prometeu”, afirmou o deputado Rubens Jr.

    Alguns municípios como São José de Ribamar, Porto Franco e Matões, implantaram com recursos da prefeitura e do governo federal, o modelo de ensino em tempo integral. A cidade de Matões, por exemplo, possui 30 escolas funcionando em tempo integral através do Programa Mais Educação (PME) do governo federal. Em apenas 4 meses de gestão, a prefeitura de São Luís possui duas escolas municipais funcionando em tempo integral.

    Fonte: Gabinete Deputado Rubens Jr.

    ResponderExcluir
  2. É VERDADE: O MAL POR SI, SE DESTRÓI. ERAM 4: OS LÚCIDOS SE AFASTARAM E FICARAM OS POLÊMICOS QUE AGORA TENTAM SE AFASTAREM COM SUAS IDÉIAS DE BARANGUEIROS .

    ResponderExcluir
  3. Esta câmara de vereadores de Tuntum é um antro de desafinados e polêmicos sem causas aparentes. Não produzem nada. A população deve ficar de olho neles!

    ResponderExcluir