.

.
.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Tema faz balanço e promove grande festa de homenagem às mães em Tuntum


Tema na primeira página Foi num clima de pura emoção e muita euforia, que ocorreram as festividades pelo transcurso do Dia das Mães na cidade de Tuntum, onde o prefeito Cleomar Tema, a primeira-dama Danielle, juntamente com todo o secretariado e os vereadores da base aliada, reuniram milhares de pessoas na noite do último sábado (11) na Praça São Francisco de Assis, no centro da cidade, para prestarem significativa homenagem às mães tuntuenses, com sorteio de centenas de presentes, como geladeiras, fogões, ventiladores além de distribuição de outros brindes.

A data comemorativa pela passagem do Dia das Mães foi marcante sob todos os aspectos. Além da missa na Igreja católica, contou ainda com a realização de um culto evangélico, ministrado pelo pastor Elidônio, da Assembléia de Deus e outros líderes religiosos pertencentes a diversas Igrejas.  Os pastores foram unânimes em afirmar que o prefeito Tema estava abrindo um grande espaço para a comunidade evangélica em Tuntum, ressaltando que todos estavam sempre orando por ele, pela família dele, convictos de que venha a realizar outra ótima administração.
O ponto alto da festividade foi o show com o artista Tom Cleber e sua banda. Antes, a primeira-dama Danielle fez uma exaltação às mães de Tuntum, destacando que: “O dia das mães não é apenas o 12 de maio. Essa é uma data diária, porque jamais conseguiremos definir o verdadeiro sentido da maternidade, algo extremamente sublime, que significa amor, carinho e devoção”.


PREFEITO FAZ BALANÇO
Já o prefeito Tema aproveitou  lembrando a figura as própria mãe, Maria Helena Cunha (já falecida), em nome de quem saudou  as mães da cidade e fez um balanço desses seus primeiros quatros meses de administração.
“Esse é o meu primeiro encontro com vocês em praça pública, após a posse. Todos sabem das dificuldades que estamos passando. Vocês são testemunhas dos obstáculos. A cidade está cheia de buracos, além de outros desafios que foram deixados, mas já posso dizer que nesses primeiros meses, tivemos um balanço positivo, principalmente nas áreas da Saúde e da Educação, além de ter colocado o salário do servidor municipal em dia”, disse o prefeito.
Tema disse que a recuperação e reativação do Hospital Seabra de Carvalho representaram um grande avanço, porque foi um dos itens que contribuiu para a reestruturação da saúde pública de Tuntum, que estava na UTI.
Na Educação, o prefeito salientou que, por ser uma de suas principais prioridades, foi a área que mais avanço apresentou nesse curto espaço de tempo e elencou os benefícios, como a inauguração da pré-escola Lírio dos Vales, no povoado Creoli do Bina, reforma e ampliação do Complexo Educacional Dr. Tema, da escola Santa Clara, no Campo Velho, da pré-escolar Mãe Belinha, no bairro Tuntum de Cima, e  da escola Raimundo Alexandre Costa, no Creoli do Bina.

SÓ REFORMAS
Tema disse que assumiu uma pesada herança no setor educacional, mas reformou as seguintes unidades:
Pré-escolares Amélio Filho Leda, Escadinha do Saber e Lourdes Mourão, além das escolas José Teixeira, Gilza Leda, Teresinha Almeida Pereira, Isabel Cafeteira, Maria Salete Coelho, Maria Secretária, Luis Coelho, no povoado Arroz e Vereador Carlos Augusto da Cunha, na localidade Ipu-Iru.

Foram construídas, além da Lírio do Vale, em Creoli do Bina, a pré-escolar Pato Donald,  no povoado Arroz. Para Tema, essas realizações dão uma exata dimensão de sua preocupação para reeditar suas administrações anteriores, sendo que a última, foi considerada um marco, tanto pelo povo de Tuntum, como para políticos de todo o Maranhão.

PAGAMENTOS
A Constituição deveria ter um artigo, estabelecendo uma cláusula pétrea, pela qual nenhum prefeito poderia atrasar pagamento de salário de servidor, sob risco de pesada punição. Pagar em dia não é favor, é obrigação, já que se traduz numa contraprestação de serviço. Encontrei os salários aqui atrasados, mas  esse problema já foi equacionado. Pagamos o 13º referente aos professores em sua totalidade e 50% para técnicos e auxiliares”, disse Tema, afirmando que está previsto para este mês de maio o restante do 13º para as duas categorias que não receberam o benefício em sua integralidade.
De acordo com Tema, também foi concedido um aumento real de 8% para os professores, que está sendo inserido na folha de maio. Ele destacou ainda que sua administração já colocou em circulação 8 ônibus escolares para estudantes da zona rural e três para os alunos   do perímetro urbano.

MOVIMENTO COMEÇOU PELA
MANHà EM CREOLI DO BINA
O movimento festivo do último dia 11 em Tuntum começou logo às 9 horas da manhã, no povoado Creoli do Bina, onde o prefeito Tema inaugurou a unidade pré-escolar Lírio dos Vales à comunidade, deixando bastante emocionada toda a comunidade, principalmente a diretora Márcia Alexandre, que fez um rápido discurso de agradecimento, afirmando reconhecer a extremada preocupação do prefeito Tema para com a Educação.

Também em Creoli do Bina, o prefeito entregou a escola Raimundo Alexandre Costa reformada e ampliada, o que significa mais  vagas na rede de ensino. Logo após a inauguração da Lírio dos Vales, Tema prestigiou as mães de Creoli do Bina, com o sorteio de vários presentes e reservou um momento especial para Odina Pires de 78 anos, Maria da Conceição de Silva, de 73 e  Tassiane Rodrigues, de apenas 14, que são as mães mais idosas e a mais jovem, respectivamente  daquele povoado. Eles foram agraciadas com  eletrodomésticos como premiação.

SECRETÁRIOS DESTACAM  
TRABALHO DO PREFEITO
Os secretários Josinaldo Bílio, de Articulação Política e Antonio dos dos Reis, da Educação, destacaram o trabalho do prefeito Tema como um dos mais produtivos em termos de administração municipal em todo o Maranhão.
Josinaldo assinalou que Tema foi eleito para o seu quarto mandato por conta de uma brilhante trajetória como prefeito de Tuntum, cujas obras propiciaram a ele reconhecimento até mesmo fora do Estado.
“Ele é um homem brilhante, que enxerga além da montanha e que sempre colocou todo o seu talento político em benefício do povo de Tuntum”, afirmou Josinaldo que já foi vereador e presidente da Câmara Municipal da cidade.
Já o secretário de Educação, conhecido na cidade como Dos Reis, disse ser um homem privilegiado por fazer parte do grupo de trabalho de uma liderança tão interessante e respeitada na política do Maranhão como o prefeito Tema. “Fazemos o dever de casa, sob as diretrizes traçadas pelo prefeito, que mais uma vez mostra seu apreço  pela Educação”, acrescentou o secretário.

VICE-PREFEITO DIZ QUE 
TEMA É UM VISIONÁRIO

Filho do ex-prefeito Hélio Araújo, uma das mais fortes lideranças políticas de Tuntum, o vice-prefeito Ciro Ricardo disse que a trajetória política de Tema por si só já é um atestado de competência.
“Um político que ainda é jovem, eleito para o quarto mandato numa cidade mostra o grau de sua liderança, o reconhecimento popular. No último mandato, Tema transformou Tuntum num verdadeiro canteiro de obras e agora, começar a dar os primeiros passos para estabelecer outra transformação em Tuntum. Ele é um visionário, um homem que faz política porque gosta e porque sabe administrar”, disse Ciro Ricardo.

VEREADOR AFIRMA QUE  
TEMA FAZ A DIFERENÇA

Com sua base eleitoral concentrada no povoado Creoli do Bina, o vereador Zé do Feliciano era um retrato sem retoques da alegria, no último sábado, por ocasião da entrega da escola Raimundo Alexandre Costa reformada, e da inauguração da pré-escolar Lírio dos Vales. Para ele, foi mais um dentre os inúmeros compromissos de campanha já cumpridos pelo prefeito Tema em apena quatro meses de mandato.
“Sou aliado incondicional do prefeito Tema em decorrência de sua extraordinária obra administrativa em Tuntum. Sou consciente dos problemas enfrentados por ele nesses primeiros momentos, mas tenho certeza de que conseguirá superar os obstáculos, porque o Tema faz a diferença”, frisou o vereador

Um comentário:

  1. Parabéns Tema pela competência administrativa e ao meu grande amigo Ciro pelo companheirismo partidário e pela sua humildade, você é sangue bom. Evandro Pessoa- Brasília-DF.

    ResponderExcluir