.

.
.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Manifestação em São Luís cai na onda de protestos de desordem


leãoCaras pintadas, cartazes e faixas clamando pelo fim da corrupção marcaram o primeiro ato de protesto organizado pelo Movimento Vem Pra Rua São Luís, que reuniu quase vinte mil pessoas no Centro da capital na noite de quarta-feira 19 de Junho de 2013. Uma data pra ficar na história.
Os participantes chegaram cedo à Praça Deodoro onde iniciaram de forma pacífica o movimento que parecia seguir a proposta irrefutável de tranquilidade.
Pelas ruas do Centro até a Praça Pedro II os gritos de ordem “Vem pra Rua” vinham de todos os lados. Cenário bonito que durante apenas três horas proporcionou boas imagens fotografadas e registradas por muitos.
Até que a revolta dos manifestantes viesse à tona e incidentes começassem a surgir. Grades de proteção colocadas em frente ao Palácio dos Leões são quebradas e manifestantes jogam pedras em vidraças na sede do Governo e da Prefeitura. Os que conseguiram furar o bloqueio picharam paredes. Outros atearam fogo em objetos pelas ruas, em atos de vandalismo.
A imprensa quase foi calada. Profissionais dos principais meios de comunicação da capital, que também tem a liberdade de ir e vir, sofreram agressões.
Outro fato lamentável foi promovido por partidos políticos que tentaram usar a força de um movimento do povo e para o povo, de forma manobrada e aproveitadora.
Dentro da democracia todos possuem liberdade de expressão, manifestação e opinião. Porém esse direito tem que ser exercido de forma coerente e pacífica. Violência gera violência, e não traz nenhum resultado benéfico.
No próximo sábado está marcado outro protesto que terá concentração na Praça Maria Aragão às 17 horas, e contará com a participação de milhares de pessoas. Que venha um novo protesto:  harmônico e sem baderna.
IMG-20130619-WA0001
protesto-leoes
vandalos-depredacao
 Luis Cardoso

2 comentários:

  1. SEXTA-FEIRA
    21-O6-2013
    17-HRS VILA LUIZÃO
    (VEM para RUA)
    TUNTUM

    ResponderExcluir
  2. TUNTUM – MA.

    SEXTA-FEIRA
    21-O6-2013
    17-HRS VILA LUIZÃO
    (VEM para RUA)
    TUNTUM

    ResponderExcluir