terça-feira, 25 de junho de 2013

TRIBUTO AO HUMANISTA E DEMOCRATA JOAQUIM MORAIS



         

José Remy Alves e Silva


Especial para o blog do Lobão

Joaquim Rodrigues de Morais passou pela vida de maneira soberana e íntegra, ficou conhecido pelas nossas cercanias como um Homem chamado virtude. Sua configuração física de homem elegante, cabelos branco que com certeza o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO pintou com a mesma tinta que ele pintou as nuvens ESTRATO CÚMULOS, homem elegante andava bem trajado, sempre de óculos Ray Ban, posto que, a sua cultura o mantinha dentro dos valores cívicos bem elevados, o mesmo civismo que se corporificava através do cumprimento dos seus deveres como cidadão, combinados com a plena consciência dos seus direitos.

Muito solícito, Joaquim Morais jamais criticava uma pessoa, ainda que estivesse sendo castigada por um testemunho pesado, aniquilador. A trajetória de vida desse ilustre cidadão se integra à história de Tuntum, da qual é protagonista, participante ativo em todas suas etapas evolutivas, contribuiu na sua construção, atuando em diversificadas atividades entre as quais, além de político era hoteleiro, comerciante, tinha também um empório, era também um autodidata, aprendeu com a escola da vida, por si só, um intelectual nato, era comprometido com a fidelidade da verdade, a imparcialidade, a coerência  sempre foi a manutenção de sua independência como empresário e político.

Joaquim Morais se envereda pela política partidária e se elege Vice Prefeito na chapa com Luiz Gonzaga em 1964, no inicio dos anos de chumbo, o Brasil vivia a ditadura Militar e o Maranhão era comandado pela máquina da ditadura violenta de Vitorino Freire. Ariston Costa não satisfeito com a liderança da dupla os depõe na marra de seus cargos por aproximadamente 60 dias, Ariston fazia parte da ditadura Vitorinista e era seu porta voz na Mesorregião do Alto Mearim. Com a vitória de José Sarney em 1965 para o Governo do Maranhão Joaquim Morais e Luiz Gonzaga se fortalecem e após seus mandatos elegem sucessivamente diversos correligionários e amargam apenas uma derrota nas urnas em uma chapa composta por José Justino e Silva – Zé da Mata (Zé da Mata, meu pai, e Joaquim Morais, além de correligionários, eram grandes amigos)e Antônio Joaquim da Cunha. A posse de Zé Sarney foi concorridíssima, Joaquim Morais e Luiz Gonzaga e toda banca de Vereadores de Tuntum se deslocaram até São Luís para prestigiar o mais novo Governador da historia do Brasil que veio mais tarde se tornar a figura mais conhecida da UDN a ganhar prestigio nacional (Sarney vem fazendo há décadas no Maranhão tudo aquilo que pregou contra a ditadura Vitorinista, ou seja, atua nos mesmos moldes do velho caudilho plagiando também Fidel Castro que faz agora o que fazia em Cuba Fugêncio Batista), o GENTLEMEN Joaquim Morais era o nosso diplomata, o nosso Henry Kissinger tupiniquim,  ele  moldou a política tuntuense na década de 60 e 70 e, a seu comando seguiram então para a capital em caravana, durante os cerimônias da posse conviveu com Glauber Rocha (o jovem cineasta Glauber Rocha fez o documentário (vídeo) da posse de Sarney e nesse documentário aparece a figura de Joaquim Morais), e com as estrelas do jornalismo Samuel Wayner e Nelson Rodrigues, ao retornarem de São Luís, Joaquim Morais traz consigo uma copia do discurso de Sarney que foi rodado no velho mimeógrafo e distribuído entre os políticos, o Mestre Elias o nosso ORFEU NEGRO, passou então a divulgar durante todo dia pelas ruas de Tuntum na boca de ferro (amplificadora com era conhecida), que as oito horas da noite Joaquim Morais iria ler na integra na voz do progresso o discurso de Sarney(a voz do progresso era uma boca de ferro instalada no alto de um poste de madeira, que ficava exatamente onde hoje fica as instalações do posto de gasolina do Carlito, esse meio de comunicação pertencia a Prefeitura e Luiz Gonzaga divulgava os feitos do Paço Municipal  e era também de utilidade publica) e, pontualmente as 08:00h ele inicia a leitura do discurso:

- Recebo em praça pública o direito de governar o Maranhão, direito que me foi dado pela vontade soberana do povo. Nosso céu e nossa terra testemunharam os longos, trabalhosos, ásperos e heroicos caminhos que me conduziram a esta solenidade e a este instante. O Maranhão de hoje é outro Maranhão! A partir de amanhã os troncos da cadeia da Santa Luzia, Tuntum, Presidente Dutra e São Mateus não funcionarão mais; a partir de hoje, os delegados de polícia serão instrumento da ordem; a partir de hoje o direito de cada um será respeitado e a insegurança e o banditismo não contarão com a proteção oficial, porque eles estão na preocupação do Governador com vergonhas a extirpar.

         O povo delirava, o velho mercado que ficava onde hoje é a praça São Francisco já estava tomado e Joaquim Morais continuava:

- Por todo o Maranhão espalharam-se os métodos da tortura, da extorsão, do saque, do marasmo e não fazer; do deixa, do largar, do espera, do fica aí, do está dando, do não adianta; enfim as luzes baixas que não aquecem e não ilumina...  

Joaquim Rodrigues de Morais era otimista ao extremo, cortês com muitos, sociável com todos, tinha muitos amigos e inimigo nenhum, homem virtuoso. Pra quem o conheceu, nada preciso dizer. Para quem não o conheceu, tudo que eu falar sobre sua personalidade é insuficiente para defini-lo.


         A BÊNÇÃO JOAQUIM MORAIS!

3 comentários:

  1. Sendo muito criança nesta época, não sabia o quanto este homem sábio, digno fez uma IMPORTANTE BIOGRAFIA em nossa Tuntum!!! Meus aplausos ao Sr Joaquim Morais q Deus enviou a nossa cidade p somar, fortalecer e ajudar a deslanchar na vertente política e demais...!!! Parabéns a sua saudosa esposa virtuosa e seus filhos q tiveram o privilégio de ter um patriarca no naipe de Sr Joaquim Morais!!! Parabéns ao meu irmão Remy da Mata pela a iniciativa de pesquisar e postar histórias edificantes de pessoas q fizeram e fazem a diferença e deixaram um legado p ser continuado por cidadãos de caráter como o amigo político e pessoal de nosso pai Zé da Mata,"Sr Joaquim Morais" ,q agora brilha no céu!!! Nilde da Mata.

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedora, merecida e bela homenagem!!! Salve Sr. Joaquim Moraes!

    ResponderExcluir
  3. bela homenagem parabéns a meu avô Joaquim Moraes... que as futuras gerações sigam seu belo exemplo!!!

    ResponderExcluir