domingo, 28 de julho de 2013

Este é o caminho, andai por ele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda


    
      E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai por ele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda. (Isaias 30:21)
  
 
          É essencial na vida do cristão entender que a obra de Deus é espiritual; para quem tem fé (a firme convicção nas coisas que vão acontecer) e crê, então, no poder de Deus agindo na sua vida. De forma contrária, a maior barreira para o ser humano não ser bem sucedido, feliz, é viver na ilusão das coisas do mundo, carnais e materiais, deixando de lado os valores espirituais.

              O homem sempre se engana quando ele acha que sabe de todas as coisas, que seria capaz disso e daquilo, agindo sozinho, conforme seus pensamentos e projetos para esta vida. Não verdade, não enxerga um palmo acima do nariz. O rei Salomão escreveu "Há caminho que para o homem parece direito, mas são caminhos de morte." (Pv 14.12)

            Não é difícil perceber que quando a pessoa se afasta de Deus, tudo na sua vida começa a dar errado. Ai vem a famosa frase, "ai meu Deus, ai meu Deus, que é que faço agora ?? - A participação do Senhor na nossa vida é fundamental! Sem Ele, é como estivéssemos sem ar, nem sombra, viveríamos sem a proteção. 

             O profeta Isaias, inspirado pelo Espírito Santo, descreve " E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho".  O Espírito Santo do Senhor está sempre pronto a nos acompanhar, e o que precisamos é tão somente abrir nossos ouvidos e receber e aceitar de bom grado a sua orientação. E neste contexto é importante ter cuidado com nossas escolhas, se estão realmente conforme a palavra de Deus. Porque Deus é misericordioso,­ mas isso não significa que a gente fique livre das consequências, por decisões tomadas que contrariam a orientação do Senhor.

               Muitas vezes Deus altera nossos roteiros para livrar-nos das ciladas do inimigo. Foi assim com o profeta Elias fugindo da Jezabel, e no meio do caminho o profeta sentou debaixo de uma árvore e Deus mandou alimento, e ainda mais, mostrou o caminho que ele deveria seguir. O alimento foi tão forte que ele andou 40 dias sem se alimentar de nada e Deus lhe concedeu a vitória. O Senhor também teve misericórdia de Jonas, quando mandou ele ir para Nínive e ele desviou fugindo para Társis. As dificuldades vieram em razão da desobediência.

             Deus quer seu povo que nem o profeta Elias, no caminho certo. Renuncie os manjares do mundo (Daniel 1.8 ), renuncie às tradições, e deixe apenas o Espírito Santo operar na sua mente e no seu coração, revelando "Este é o Caminho, andai por ele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda". O caminho é Jesus, é Ele que nos dá a vitória e nos prepara para o encontro com o Pai na Eternidade.

 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. (I Coríntios 2:9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário