POR OSWALDO VIVIANI
O ex-deputado estadual Edílson Peixoto da Silva, conhecido como “Peixotinho”, de 56 anos (completaria 57 amanhã), foi assassinado a tiros na manhã de hoje (25), no centro de Dom Pedro (cidade localizada nos Cocais maranhenses, a 324 quilômetros de São Luís). É o segundo homicídio com características de crime de encomenda ocorrido na cidade em menos de duas semanas.
foto2
Edílson Peixoto, o ‘Peixotinho’: tiros de pistola 9mm
Edílson, que era pai do vereador Farys Miguel Lopes da Silva (PC do B) – o mais votado nas últimas eleições, no município –, conduzia um Celta cor de vinho, também ocupado por sua esposa, quando, ao chegar na Rua Manoel de Oliveira Gomes (perto do Farol da Educação), uma moto Honda preta emparelhou com o veículo e o “garupa” efetuou vários tiros na direção do ex-deputado.
O delegado de Dom Pedro, Otávio Cavalcante Chaves Filho, disse ao Jornal Pequeno que de 8 a 10 tiros, disparados de uma pistola 9mm – de uso exclusivo da Polícia Federal e das Forças Armadas – atingiram Edílson Peixoto, que morreu no local. A mulher não foi atingida.
Foto do blog do Luís Pablo
Segundo o delegado, a polícia já tem um suspeito de ser o mandante, e faz buscas na região para tentar capturá-lo, assim como os pistoleiros.
“Peixotinho” elegou-se suplente de deputado estadual no fim da década de 1990, e chegou a assumir o cargo.
Em dezembro de 2006, o ex-deputado foi preso, após acertar dois tiros nos joelhos do então vereador por Dom Pedro Alexandre Carvalho Costa, irmão do então prefeito Ribamar Costa. Livre por habeas corpus, voltou a ser preso, pelo mesmo crime, em 2010, e novamente conseguiu na Justiça o direito de responder em liberdade.
Crimes de pistolagem – Com o assassinato de Edílson Peixoto, sobe para três o número de ex-ocupantes de cargos políticos executados por pistoleiros na região de Dom Pedro.
Na manhã do dia 12 último, o ex-vereador Diogo Gomes de Freitas, 54, foi morto a tiros, também no centro de Dom Pedro. Uma das orelhas da vítima foi cortada e levada pelos criminosos – segundo a polícia, dois, que também ocupavam uma moto.
Em janeiro de 2012, foi executado a tiros, pelo garupa de uma moto, numa emboscada em São José dos Basílios (cidade vizinha a Dom Pedro), o ex-prefeito de São José, Francisco Ferreira Sousa, o “Chico Riograndense”, de 69 anos.
Ambos os crimes nunca foram elucidados.