segunda-feira, 1 de julho de 2013

Ivasores do Residencial Cleones Cunha recebem garantia do prefeito Dr. Tema e concordam com a desocupação.

Dr. Clênio Correa e Dr. Tema


             Num encontro terminado agora pouco no auditório do Complexo Educacional entre o prefeito Dr. Tema, o juiz Clênio Correa Lima, cadastrados, invasores e o comando da Polícia ficou decidido, mediante algumas propostas feitas pelo prefeito, que os invasores do residencial Desembargador Cleones Cunha irão desocupar as residências invadidas em um prazo de 30 dias. A reunião que começou por volta das 3:00h e lotou as dependências do auditório da escola chegou a enaltecer os ânimos, principalmente dos invasores, que não tinham um comando de negociação e pouco cediam as propostas feitas.
            A proposta de doação de outras moradias aos invasores caso deixassem o residencial espontaneamente foi aceita de início, mas pouco a pouco novas propostas e garantias eram feitas pelo grupo presente, uma delas de que a prefeitura pague o aluguel de cada um por um período mínimo de seis meses, proposta prontamente aceita pelo prefeito que ainda estendeu o prazo por um período de um ano, caso ocorra qualquer imprevisto na conclusão da obra.

            O mediador da reunião o juiz Clênio Correa Lima entre muitas ideias e sugestões que deu pediu que a prefeitura fizesse imediatamente um pente fino na relação de todos os cadastrados para saber se algum deles já tem moradia, caso ocorra a incidência o juiz orientou que prefeitura instaure um procedimento administrativo e exclua o cadastrado da relação. Em uma de suas falas o magistrado explicou que se o município não tomar uma atitude e legalizar todo o problema entregando as casas aos verdadeiros donos ele pode ficar inadimplente. Quanto a orientação de invasão que o grupo tenha supostamente tenha recebido o juiz foi duro ao dizer: “É um pilantra, um irresponsável, um escroque quem mandou quebrar a porta das residências e invadir.”

            Para facilitar a apuração de casos de cadastrados com mais de uma residência o prefeito convidou a todos a ajudarem na fiscalização e pra isso, momentaneamente, foi criada uma comissão formada por invasores que levarão as denuncias a uma comissão da prefeitura que terá a obrigação de tomar as devidas providências. Amanhã por volta das 9:00h uma equipe da prefeitura já estará se dirigindo ao residencial Cleones Cunha para fazer o cadastro individual de cada família que estão irregularmente no local.


            O responsável pela construtora CB construções, Benito Coêlho Filho, presente, disse que o projeto de 48 novas moradias que sua empresa irá executar no mesmo local já está atrasado por causa do impasse e que o início das obras já era pra ter ocorrido desde o mês de março. Na mesma área ainda tem outro projeto para a construção de mais 120 unidades, é desse projeto que a prefeitura irá cadastrar os 69 invasores que concordaram e assinaram o acordo. Das mais de 80 casas invadidas no residencial no ano passado, 19 estão ocupadas por pessoas que já estavam cadastradas no projeto inicial.
Antonio Barbosa
            Para o prefeito que sempre procurou o caminho do diálogo para evitar o conflito com a reintegração de posse, já determinada pela justiça e que poderia ser cumprida a qualquer momento pela polícia, o acordo foi importante porque deixaram as duas partes felizes com a garantia de que todos terão casas para morar. Um dos exemplos presentes é o do trabalhador braçal Antonio Oliveira Barbosa que vive em casa alugada e aos prantos disse: “Dr. Tema está me ajudando a dar a herança da minha filha.”
Entre os vários itens da proposta acordada e elaborada pelo juiz destacam-se:  As famílias invasoras se comprometem a sair no prazo de 30 dias.  A prefeitura irá pagar aluguel solidário por um período de seis meses, revogável por mais seis caso seja necessário. As pessoas que já tem casa não serão contempladas com outras. A prefeitura se compromete a instalar processo administrativo caso haja pessoas com mais de uma casa. Além de outros pontos importantes.   
      
  

       


Nenhum comentário:

Postar um comentário