.

.
.

sábado, 6 de julho de 2013

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas


Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei uma coisa nova, e agora sairá à luz: porventura não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo"
Isaías 43:18-19

                    Deus operou no passado, opera no presente e operará no futuro. O Senhor trabalha para nos abençoar. E basta que recordemos só um pouquinho do muito que Deus já fez por nós. Sobre o passado, a primeira coisa é que, se você fizer uma análise de sua vida, daquilo que já lhe aconteceu, observará que o Senhor já fez muita coisa por você, e por mim. E se não fosse o agir de Deus, e sua poderosa mão nos guardando e protegendo, nem aqui estaríamos.

                    Na Palavra do Senhor, a orientação é que a gente não fique carregando o passado nas costas, como se fosse uma mochila de duzentos quilos, coisas pesadas como amarguras, decepções, frustrações e desilusões. Esse tipo de situação pode ter acontecido com qualquer um, mas se ficarmos remoendo a gente não consegue progredir, porque fica carregando esse peso desnecessário, atrapalhando o presente e freando o futuro. Na presença de Deus, tudo se faz novo e as coisas velhas são passadas. “A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar [perdoar, esquecer] as ofensas. Provérbios 19:11

                     Prestemos atenção no texto o que Deus diz: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei uma coisa nova, e agora sairá à luz: porventura não a sabereis? Isaias 43.18. O Senhor está agindo, fazendo uma obra nova no nosso coração, mostrando um novo caminho, aquilo que estava oculto (e agora sairá à luz) e o que fizermos será de testemunho de fé, com Jesus (luz) presente no nossa viver a cada instante.

                     E sempre vemos o agir de Deus quando estamos olhando para Ele. Se não olharmos para Jesus, não vamos perceber que Ele está agindo. Quando fomos chamados, transferidos das trevas (coisas mundanas) para a luz (seguir a Jesus) a primeira coisa é que largamos o costume de fazer as coisas do nosso jeito. Observe que o texto diz que Ele vai fazer uma coisa nova e isso significa, que não é do jeito que nós estamos querendo ou pensando. Mas, em conformidade com a vontade do Senhor que passou a dirigir a nossa vida.

                     Quando andávamos no mundo (deserto) estávamos perdidos. Sem rumo certo, sem direção. O Senhor abriu um novo Caminho– Jesus-, (Eis que porei um caminho no deserto). A partir de então, aprendemos a nos situar e qual direção segura. Em qualquer lugar para onde formos Deus estará nos guiando por meio do Espírito Santo, derramando bênçãos mesmo em meio à dificuldades e provações (e rios no ermo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário