.

.
.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Secretaria de Educação lança o Pacto Nacional pela Alfabetização





         Aconteceu agora pouco (9) no auditório do Complexo Educacional o lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa feito pela Secretaria de Educação. O lançamento reuniu todas as autoridades em educação, representantes dos órgãos municipais e os professores engajados, um total de 137.
Antonio dos Reis, Gilvanete Arrais, Róbson Braúna e F. Carvalho

         O Pacto é um programa do Governo Federal celebrado com os municípios que objetiva alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ao aderir ao Pacto os entes federativos passam a seguir três compromissos: alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Inep; no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido as Ações do Pacto.

Controlador Rawlley Tavares
         Na solenidade a coordenadora do Pacto Nacional pela Educação aqui em Tuntum, Gilvanete Arrais destacou a preparação de todos os engajados. “Nós estamos preparados para buscar o melhor caminho”. O programa que foi lançado nacionalmente em outubro e que visa fortalecer alfabetização está embasado na Lei federal 6.094/2007 e terá como coordenador de avaliação o MEC (Ministério da Educação e Cultura). O chefe de Gabinete, Alan Noleto, na sua fala, analisou como coerente e oportuna adesão do município ao programa enaltecendo também o empenho do prefeito Dr. Tema. “Quando se trata de educação o prefeito está sempre apoiando todos os projetos”, disse.
Chefe de Gabinete Alan Noleto
         O Coordenador Pedagógico, professor Róbson Braúna, destacou a importância do corpo de educadores para fazerem germinar a nova empreitada da educação municipal. O Presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Emerson Araújo, enfatizou que Tuntum tem sido referência nos fóruns e encontros no estado por honrar as parcerias que faz. O secretário de Educação, Antônio dos Reis, sintetizou o quesito remuneração, já que alguns não poderão ser bolsistas por decisão do Mec, disse, ainda, acreditar no compromisso e responsabilidade de cada um no cumprimento de seu papel.
Secretario de Educação Antonio dos Reis

         O início das atividades do Pacto Nacional pela Educação tem início hoje mesmo com um curso de formação dos professores que vai até amanhã ao meio dia. O prefeito Dr. Tema se ausentou da solenidade em razão de uma viagem a Brasília onde foi tratar de assuntos de interesse do município.
               


Nenhum comentário:

Postar um comentário