.

.
.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Conselho de Pastores faz reivindicações ao Executivo e propõe revisão no hino de Tuntum.




O Conselho de Pastores, entidade recém criada no município, liderado pelo seu presidente, pastor Ozeas de Carvalho, em um café da manhã, hoje (16/08), no templo da Igreja Cristã Evangélica, apresentaram ao Chefe do Executivo, prefeito Dr. Tema, uma relação de prioridades que passa a ser reivindicada pelo Conselho. 


            De acordo com o projeto apresentado as reivindicações são: Criar o dia do Evangélico, com sugestão para o dia 31 de outubro; inserir no calendário municipal o dia da Bíblia e o Dia do Pastor; consultar o Conselho sobre a distribuição de casas populares aos mais carentes e necessitados; fazer uma revisão no hino de Tuntum alterando uma passagem de cunho religioso com a argumentação da laicidade do Estado.


            O prefeito e seus assessores ouviram atentamente as reivindicações e até discorreu sobre algumas delas apoiando a iniciativa e se propondo a cooperar diante das possibilidades. Sobre o primeiro tópico, Dr. Tema sinalizou com clareza o seu apoio a criação do Dia do Evangélico no município, mas sugeriu que a data fosse comemorada em um final de semana. “Muito bom, eu só acho que a data poderia ser, por exemplo, um primeiro ou segundo domingo de um dos meses,” esclareceu.


            Quanto a terceira reivindicação, o prefeito entendeu que é valiosa e importante, mas explicou que nessa futura distribuição de casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida ela terá que ser feita por sorteio, dificultando, nesse momento, a concretização do desejo dos pastores.


            O ponto mais polêmico e conflitante das reivindicações está sendo a alteração de uma parte do hino municipal, que segundo os pastores, explicita o cunha religioso. Para o pastor Herbert, da Igreja de Cristo e o pastor Elidônio, da Igreja Assembleia de Deus, a parte da estrofe que diz: “ a imensidão do Rio Flores que te banha São Raimundo nosso santo protetor,” é que deverá ser alterada por ser anticonstitucional em razão do Estado ser laico ( sem religião). “O hino se torna anticonstitucional porque o estado é laico,” afirmou o pastor Elidônio.


            O secretário de Articulação Política e governo, Josinaldo Bílio, ratificou o pensamento dos membros do conselho, porem acrescentou que a lei assegura que compete ao município legislar sobre o interesse local de acordo com o artigo 30 da constituição. O assessor de Governo, Cícero Cunha, que também é pastor, diz que pode haver um conflito. Já o prefeito defende uma discussão mais aprofundada para o tratamento específico do caso.


            Sem uma definição  de que atitude será tomada nesse sentido, há possibilidades do Conselho ingressar no Ministério Público com uma ação Cível Pública pedindo a retirada do trecho da letra do hino que menciona especificamente o nome de São Raimundo e nosso santo protetor.                 

15 comentários:

  1. Só para informação daqueles que não compreendem concretamente a estrutura de organização das normas legais vigentes, venho informar que a Constituição Federal Brasileira é a lei maior de nosso estado político e democrático, sendo esta responsável por nortear todas as demais. Todas as demais normas criadas nos estados ou municípios, devem respeitar a hierarquia legal a seguir:
    I – Constituição;
    II - Emendas Constitucionais;
    III - Leis Complementares;
    IV - Leis Ordinárias;
    V - Leis Delegadas;
    VI - Medidas Provisórias;
    VII - Decretos Legislativos;
    VIII - Resoluções.
    E somente então podemos falar nas normas estaduais, e em seguida as municipais.
    Cada norma abaixo, na sequência apresentada acima, deve respeitar todas as demais superiores.
    Por esta questão, apesar de a Constituição Federal exprimir no seu escopo que os estados e municípios podem criar suas leis, para regularem assuntos locais, não autoriza que sejam criadas leis em desacordo com as que já estabeleceu como fundamentais ao convívio democrático da sociedade de nosso País.
    Um abraço a todos que defendem a bandeira dos Evangélicos.

    ResponderExcluir
  2. É sempre assim;eles querem mudar toda uma tradição e história simplesmente por causa de seus interesses religiosos,tenho certeza que a grande maioria dos tuntuenses não vão querer esta mudança,porque a grande maioria do povo no município são católicos,daqui a pouco vão pedir também a mudança doo nomes das cidades de santos,pastores párem de serem arrogantes e se preocupam com coisas mais importantes...tudo é ridículo e so podia ser coisa de protestantes.agora poem este comentário se for homem e blogueiro de verdade...sem palavras mas isso me dar nojo desses pastores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PAULO MACHADO VC FALOU TUDO MEU CARO...

      SE DEIXAR VÃO TBM DERRUBAR AS IGREJAS CATÓLICAS DAS PRAÇAS PÚBLICAS ALEGANDO QUE PRAÇAS SÃO PÚBLICAS E O ESTADO É LAICO NÃO PODEM TER IGREJAS NAS PRAÇAS...

      ESSE GRUPO DE EVANGÉLICOS SÃO MAIS FANÁTICOS QUE POSSAMOS IMAGINAR , DEPOIS FALAMOS DOS MULÇUMANOS

      CONSELHO DE PASTORES RESPEITEM A HISTÓRIA DE TUNTUM

      Excluir
  3. Antagonicamente defendem o Estado laico, propondo modificações no hino, e desejam acoplar feriados religiosos...

    ResponderExcluir
  4. Essa cambada que se dizem "pastores" que nem sei como se tornaram não tem mais o que fazer e querem mudar a sociedade como se fossem deles querem mudar o hino de Tuntum com argumento de Estado laico.Se o Estado é laico porque criar o dia do Evangélico, nem digo evangélicos e sim protestantes que tudo protestam tudo pra eles estão errado enquanto errado estão eles próprio francamente!!!

    ResponderExcluir
  5. No momento temos muitos problemas a serem almejados e encarados numa forma de solucionarmos problemas tais como: moradia, saúde, saneamento básico, segurança e educação etc... Portanto, orem, rezem para que alcançamos tais soluções ao invés de se preocuparem em pequeninas mudanças de estrofes literários. O nosso hino "Tuntum", já se tornou cultura e não custa nada aceitarmos da forma como ele está. Por outro lado, o que falta mesmo para muitas pessoas tuntuenses, sejam elas gestores, pastores, padres, cidadãos ou juízes, é de tentarem, ou melhor, de aprenderem ao mesmo tempo, toda a letra completa desse hino, que por ventura é muito lindo, rico e harmonioso e que ao mesmo tempo ressalta toda à nossa própria história.

    ResponderExcluir
  6. Sou evangelica mas essa opinao vai causar na populaçao de tuntum uma grande polemica por isso e melhor deixar a letra do hino do jeito q estar.vai mexer com muita gente

    ResponderExcluir
  7. Alerta urgente: Se as coisas continuarem em pensamentos assim, no futuro próximo, podem até mesmo tirar o título já consagrado de Nossa Senhora Aparecida do Brasil a nossa e verdadeira padroeira do Brasil. E quanto ao hino de Tuntum que de fato, permaneçam todos os seus estrofes. Assim seja! Amém

    ResponderExcluir
  8. O Conselho de Pastores defende a remodelação do Hino da cidade afirmando que o Estado é laico, mas contradizem- se ao reivindicar que " consultem o Conselho sobre a distribuição de casas populares aos mais carentes e necessitados". Se o Estado é laico( separação entre Igreja e Estado), portanto as decisões políticas não devem sofrer interferência de caráter religioso. Sinceramente, nossa cidade carece de tanta coisa, e estão preocupados em mudar o hino municipal?! Quanta hipocrisia, meus caros!

    ResponderExcluir
  9. ;brincadeira esses pastores, pedem dia deles e para evangelicos e ainda fundamentam estarem em um pais laicopara pedirem mudanca no hino. Pura hipocrisia, inadimissivel

    ResponderExcluir
  10. "O ESTADO É LAICO " AFIRMA O PASTOR.

    ENTÃO PORQUE TANTOS "HOMENS DE DEUS" ESTÃO NA POLÍTICA MUDANDO AS COISAS EM BENEFÍCIO PRÓPRIO DE SUAS DENOMINAÇÃO RELIGIOSA ?



    PREFEITO TEMA ACEITE ESSE CONSELHO E O SENHOR PERDERÁ TODO O MEU RESPEITO E ADMIRAÇÃO

    EVANGÉLICOS X CATÓLICOS

    VAMOS VER QUEM TEM MAIS VOTOS PRO SENHOR....

    ResponderExcluir
  11. Se eles não querem o hino de Tuntum como ele é, é só sair de Tuntum

    ResponderExcluir
  12. DEPOIS DESSA PODEMOS AGUARDAR QUE OS PASTORES E SEUS ALIADOS A QUALQUER MOMENTO VÃO PEDIR O FECHAMENTO DA IGREJA CATÓLICA,PQ NESSE MANDATO DO TEMA ESTÃO SENTINDO O DONO DE TUDO, ATÉ PARECE QUE O PREFEITO ESTÁ SENDO CONDUZIDO POR ELES.FOI SÓ TEREM ACESSO NO GOVERNO TEMA ESTÃO COLOCANDO AS MANGAS DE FORA.
    SOU CATÓLICA, E SE ISSO ACONTECER VC VAI ME ESQUECER DR. TEMA ATÉ PQ A CIDADE TEM MUITOS OUTROS PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS. ESTÃO BOM DE PROCURAR FAZER ALGUMA COISA PELAS PESSOAS POBRES DA CIDADE.

    ResponderExcluir
  13. vamos usar a religião para as coisas de Deus! para as causas mais urgentes! Tuntum precisa de ajuda! o mundo precisa de ajuda, enquanto se discuti poder religioso e homens que deveriam prestar este socorro que falta, buscam benefícios próprios ! é uma vergonha!

    ResponderExcluir
  14. Temos que pregar o evangelho de Cristo.Se a letra do hino é esta,não cabe aos evangélicos interferir em algo que pertence à cidade.Pastor tem que pregar o evangelho e deixar que o governo resolva seus próprios negócios!

    ResponderExcluir