.

.
.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Recurso de deputado pode ser usado para livrar Roseana da cassação

De dez juristas que analisam o caso de abuso de poder político e econômico contra a governadora Roseana Sarney, que tramita no TSE, dez afirmam que a única forma de livrá-la da cassação é se ela não for julgada. Após o contundente parecer do então procurador-geral da República, Roberto Gurgel, recomendando a cassação de Roseana Sarney, uma investida forte estaria em andamento nos bastidores, em Brasília, para que a governadora maranhense não venha a ser julgada pelo TSE.
Roseana-Sarney-na-Beija-Flor1-350x325 (2)A estratégia se baseia no recurso contra expedição de diploma (RCED) nº 884, do Piauí, contra o deputado federal do Partido dos Trabalhadores – PT, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves. A relatoria coube exatamente ao ex-advogado do PT, atual ministro do STF e do TSE Dias Tofoli.
Consta da acusação que o deputado federal teria comprado votos na eleição de 2010. O ministro Tofoli proferiu seu voto, cuja fundamentação é de apenas duas páginas, livrando o deputado do PT do julgamento sob o argumento de que o meio jurídico usado, o chamado recurso contra expedição de diploma (RCED), que tramita diretamente no TSE, não é meio adequado. Diz o ministro que a ação que teria de ser movida seria uma ação de impugnação a mandato eletivo (aime), na justiça eleitoral do Piauí. Logo, como o rced não é adequado, o processo deve se mandado ao arquivo.
Após o voto do ministro Tofoli, a ministra Laurita Vaz pediu vista, e há três semanas apresentou voto discordando do relator, lembrando que o TSE sempre admitiu o RCED como meio processual válido para impugnar diplomas. A jurisprudência do TSE, lembrou a ministra, há mais de quarenta anos, admite o meio processual do rced, bem como nas vezes em que o TSE enfrentou a situação, decidiu que o uso do RCED foi recepcionado pela Constituição de 88. Assim, Laurita Vaz votou pelo prosseguimento do processo com o julgamento do deputado do PT.
No entanto, o ministro Castro Meira (que aposenta na próxima 5ª feira) pediu vista após o voto da ministra Laurita Vaz, e deve apresentar seu voto na sessão desta 4ª feira. A expectativa é grande em Brasília.
Ou seja, se o TSE decidir que o recurso contra expedição de diploma não é meio jurídico adequado, apesar de já ter, inclusive, julgado a governadora do Rio Grande do Norte num RCED recentemente, o processo de Roseana, que é um RCED, será mandado ao arquivo sem que ela sequer seja julgada.
Com uma tacada só, nada menos que 11 governadores que estão na mira do TSE para ser julgados serão absolvidos e os casos mandados ao arquivo, dentre eles, Roseana Sarney, a maior beneficiária.
Ao que parece, a grande estratégia para salvar o mandato de Roseana Sarney tem as digitais do Partido dos Trabalhadores e do PMDB para forçar o TSE a mudar sua pacífica jurisprudência e salvar os seus. E isso é de simples constatação, pois o relator do processo é ninguém menos que o ex-advogado do PT Dias Tofoli.
 por johncutrim

Um comentário:

  1. EI AMIGO DEUSIMAR MAIS UMA VEZ TE PEÇO POR FAVOR JÁ QUE VOCÊ É O RESPONSÁVEL PELO O SINAL DA TV CIDADE AQUI NA NOSSA CIDADE, VERIFICA POR GENTILEZA O SINAL DA TV CIDADE, POIS O MESMO MUDOU DO CANAL 13 PARA O CANAL 8 E PERDEU BASTANTE A QUALIDADE DA IMAGEM. AQUI EM CASA FICOU MUITO RUIM O SINAL E ESTÁ CHIANDO UM POUCO, JÁ NO CANAL 13 ERA PERFEITO TANTO A IMAGEM QUANTO O SOM. DESDE JÁ AGRADEÇO A COMPREENSÃO. ASSISTO TODOS OS DIAS A PROGRAMAÇÃO DA TV CIDADE E NESTES ÚLTIMOS DIAS ESTÁ RUIM DEMAIS A QUALIDADE DO SINAL, POR FAVOR AGUARDO SUA RESPOSTA.

    ResponderExcluir