segunda-feira, 14 de outubro de 2013

VIROU PIADA! PREFEITO CASSADO MANDA RECADA PARA PRESIDENTE DA CÂMARA NÃO ASSUMIR EM SEU LUGAR,DIZENDO QUE VOLTÁRA DE SÃO LUÍS COM LIMINAR

 Do blog Josué Moura

Cassado na última sexta-feira pela  Juíza Eleitoral da 54ª Zona Eleitoral (termo de Presidente Dutra-MA) Gláucia Helen Maria de Almeida , por compra de votos durante o pleito passado, o prefeito de São José dos Basílios, município localizado na região central do Maranhão, Francisco Walter Ferreira de Sousa o “Walter Riograndnese”(PSB) e seu vice Francisco Nunes dos Santos, já têm a certeza que terão uma liminar favorável no Tribunal Regional Eleitoral. Pelo menos é isso o que está dizendo na cidade o presidente da Câmara Municipal, Edmilson Teixeira (PRB), usando esse argumento para não assumir a prefeitura, conforme manda a decisão da magistrada, até uma nova eleição.


Segundo Edmilson, que é aliado de Walter Riograndense, o prefeito afastado  teria ligado de São Luís e lhe dito para não assumir, pois já teria a garantia de uma liminar para continuar no cargo. 

Caso isso seja verdade, é uma desmoralização do judiciário maranhense que ultimamente tem mantido no cargo verdadeiros corruptos cassados em primeira instancia, seja na Justiça eleitoral ou Justiça comum, mas que logo retornam da capital comemorando decisões esdrúxulas que vão de encontro as legislações e atentam contra  a ética e a moralidade administrativa. Agora essa é demais, o prefeito antecipar a decisão lhe será favorável?

Pres. da Câmara Edmilson Teixeir
Composta de nove vereadores, a Câmara de São José dos Basílios tem apenas três oposicionistas. Estes, mal assessorados sequer tomam alguma iniciativa no sentido de obrigar na justiça que o presidente convoque a câmara e já que não quer assumir que faça isso de maneira documental para que pela ordem da mesa e até se for o caso uma eleição interna, alguém assuma a prefeitura. 


A cassação e seus motivos


A Juíza Glaúcia Helen tomou a decisão de cassar o prefeito Walter e seu vice, baseada em duas ações, uma movida pelo Ministério Público Eleitoral e outra pelo candidato segundo mais votado,  Creginaldo Rodrigues de Assis (PV).

Creginaldo entrou com Ação de Investigação Eleitoral e o MP com Ação de Impugnação de Mandato Eletivo. As duas ações foram acatadas pela titular do Eleitoral.
Na sentença, Gláucia Helen anula todos os votos dados aos impugnados “e considerando que a quantidade de votos anulados ultrapassa o percentual de cinquenta por cento dos válidos naquela eleição, a magistrada julgo prejudicada toda votação para os cargos de prefeito e vice-prefeito, devendo serem realizadas novas eleições em São José dos Basílios”. A Juíza determinou a imediata posse do Presidente da Câmara até a realização de novas eleições. 
Gláucia Helen arbitrou a Francisco Walter e Francisco Nunes a pagar multa de Quarenta Mil UFIRs e declarou os dois inelegíveis por oito anos. 

A ação do Ministério Público baseia-se em operação policial, realizada em 6 de outubro, na qual foi encontrada grande quantia em dinheiro na casa do prefeito eleito. Os valores estavam escondidos em um cesto de roupas, divididos em vários maços, com nomes de pessoas ou famílias de São José dos Basílios que seriam possíveis beneficiários.
Cópias dinheiro apreendido

Durante a investigação, conduzida pelo delegado Paulo Artur Garcia Franco, também foi encontrada uma lista com nomes e locais de domicílio de pessoas que residem fora do município e, provavelmente, tiveram custeadas suas viagens para participar das eleições. 
O Ministério Público verificou que os possíveis beneficiários do dinheiro e os nomes constantes da lista eram, realmente, eleitores de São José dos Basílios, que participariam das eleições de outubro de 2012.

Um município atolado administrativamente


Desde que assumiu a prefeitura de São José dos Basílios, Walter Riograndense tem demonstrado extrema incapacidade administrativa. Como seu pai Chico Riograndense e depois João da Cruz, que governaram o município, Walter trata a coisa pública como se fosse propriedade sua, um feudo de sua família, onde cada irmão domina uma secretaria. Com todo tipo de inadimplência e falta de projetos que busquem recursos federais, a administração se contenta com as transferências institucionais e a família Riograndense vende para o município de tudo até mesmo água, quando coloca carros pipas de sua propriedade para fazer o abastecimento.

Recentemente o funcionalismo público entrou em greve em busca de melhorias salariais e condições de trabalho, não havendo por parte do gestor nenhuma consideração em relação ás reivindicações dos barnabés, o que acaba sendo obrigado a interferência do MP e consequentemente mais ações judiciais.

Os serviços públicos em São José dos Basílios são quase inexistentes,  a Saúde e a Educação precárias, o desgoverno,  a incompetência e a corrupção massacram a população, em especial os mais pobres que acabam sendo presas fáceis dos donos do poder que sempre ganham eleições comprando votos,levando depois toda a municipalidade ao caos, como se encontra agora, em crise institucional, num verdadeiro atoleiro administrativo, um caos que dificilmente será debelado facilmente.

Um comentário:

  1. É por essas e e outras que esse pais nunca muda e nunca vai mudar! corrupção deveria ser crime inafiançável com penas de 30 anos em regime fechado sem direito a redução de pena, IMPEDIDOS DE SE CANDIDATAR NOVAMENTE, POIS O MAL TEM QUE SER CORTADO PELA RAIZ! Só assim um dia poderíamos ter todo potencial de uma vida verdadeiramente digna com o suor dos nossos rostos sendo aplicado da forma certa em uma melhor distribuição de renda refletindo assim em qualidade de vida!

    ResponderExcluir