.

.
.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Corregedor Cleones Cunha empossa Conselho e recebe Título de Cidadão Coelhonetense

DSC_0900-599x400
Em solenidade ocorrida na Câmara Municipal na última quinta (05) o Corregedor Geral de Justiça do Maranhão Dr. Cleones Cunha foi agraciado com o Título de Cidadania Honorária Coelhonetense em razão dos seus relevantes serviços prestados ao município.
Estiveram presentes na solenidade diversas autoridades dentre as quais o Presidente da Câmara Vereador Antonio Pires (PSD), o juiz da 1ª Vara Dr. José Elismar Marques, o Delegado de Polícia Dr. Leonam Fonseca, o Comandante da Polícia Dr. Flávio Ramos e o Secretário de Gabinete Domingos Dias, além de vereadores, advogados, servidores do Poder Judiciário e a comunidade em geral.
Além de receber a honraria, o desembargador deu posse ao Conselho da Comunidade. A ação cumpre o artigo 80 da Lei de Execuções Penais no que tange a instalação das comarcas de um conselho composto de representantes da área comercial, industrial, OAB, Serviço Social entre outros segmentos representativos da sociedade civil organizada.
Ao tratar da honraria, o Corregedor Dr. Cleones Cunha (na foto ao receber o Título das mãos do Presidente da Câmara Antonio Pires) fez questão de destacar a importância do reconhecimento. “É um orgulho muito grande receber esse Título, na verdade é como se eu recebesse um novo registro de nascimento. Agora posso dizer que também sou cidadão da cidade dos grandes canaviais e banhada pelo velho Monge”, destacou.
Durante a solenidade foi entregue ainda o Título de Cidadania a juíza da 2ª Vara Dra. Karla Jeane (na foto recebendo o Título das mãos do Vereador Júnior Santos-PMDB), o ex-promotor e atual juiz da 3ª. Vara Cível de Timon Dr. Simeão Pereira e o Promotor de Justiça de Coelho Neto Dr. André Rocha.
Perfil do Corregedor Geral de Justiça Dr. Cleones Cunha
Cleones Carvalho Cunha, nascido em 10 de fevereiro de 1958, na cidade de Tuntum, neste Estado, graduou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, em 1981. Foi professor do Colégio Santa Teresa, em São Luís-MA; Sub-Diretor-Geral da Secretaria do Tribunal de Justiça do Maranhão; Chefe de Gabinete da Presidência do referido órgão e Diretor da Corregedoria Geral da Justiça. Aprovado em primeiro lugar em concurso do Ministério Público Estadual, foi promotor de Justiça da Comarca de Pindaré-Mirim, entre os anos de 1983 e 1984. Igualmente, logrou os primeiros lugares nos concursos para professor da Universidade Federal do Maranhão, em 1985 e, no ano seguinte, para o cargo de Juiz de Direito.
Na magistratura, exerceu suas funções judicantes nas Comarcas de Vitorino Freire, São Bento, Coroatá e São Luís. Já na capital, foi assessor da Presidência e membro do TRE. Naquela Corte Eleitoral, foi Corregedor Regional Eleitoral, no período de 1993 a 1997. Em 1998, assumiu as nobres funções de Juiz Corregedor da Corregedoria Geral da Justiça e, nesse ano, foi promovido por merecimento para o cargo de desembargador. É membro da Sociedade Brasileira de Canonistas e exerceu, no Tribunal de Justiça, a função de Supervisor-Geral dos Juizados Especiais. Em fevereiro de 2005 assumiu a direção da Escola Superior da Magistratura do Maranhão, cargo que ocupou até o ano de 2008.   Por unanimidade, em 5 de outubro de 2011, foi eleito Corregedor-Geral de Justiça, para o biênio 2012-2013. O desembargador assumiu o cargo em 16 de dezembro de 2011.
A partir de 2012, quando assumiu as nobres funções de Juiz Corregedor da Corregedoria Geral da Justiça, o Desembargador Cleones Carvalho Cunha tem prestado relevantes serviços à Comarca de Coelho Neto e, dessa forma, ao próprio Município, quando renovou toda o sistema de computação do Fórum, com computadores novos e de última geração, interligando a Comarca à central de informática de São Luís, permitindo, assim, que todos os cidadãos coelhonetenses pudessem acompanhar os seus processos via internet, conhecendo dos atos processuais no mesmo momento em que eles são praticados.
Graças aos seus esforços quando ainda Juiz Auxiliar da Corregedoria, atendendo a pedido do então Juiz da Comarca – Dr. Osmar Gomes, foi construído o antigo prédio do Fórum localizado ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora Santana, hoje cedido em comodato ao Município de Coelho Neto.
Com a construção do novo prédio do Fórum no Bairro Olho D’aguinha, recomendou que o antigo prédio fosse dado em comodato ao município, negando pedido de cessão feito pelo Ministério Público, sob justificativa de que num futuro muito próximo, poderia reverter a posse do imóvel ao Fórum para instalação de unidade autônoma do Juizado Especial Cível e Criminal.
Por Samuel Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário