.

.
.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

APELO: horticultores apelam ao secretario de Estado da Agricultura, Cláudio Azevedo, por kit de irrigação


A vida dos horticultores Manoel Rodrigues da Silva, 71 anos, e Gilberto Gomes de Lima, 42, não tem sido fácil desde quando decidiram trabalhar na plantação de hortaliças, isso há mais de 20 anos. Segundo eles, que ainda trabalham em terras cedidas, o que colhem não é tão pouco, dá a custa de muito suor para manter o sustento da família, mas tinha tudo pra ser mais fácil e menos penoso. "No período do verão (seco) passamos todo o dia carregando água do riacho para aguar as plantas", disse Manoel rodrigues. 
A queixa dos dois trabalhadores é da falta de um kit de irrigação para simplificar o trabalho, aumentar a produção e o tamanho da área plantada. "Da forma como a gente trabalha é muito duro, dificilmente iremos conseguir melhorar de vida. Passamos todo o dia pegando água do riacho com os regadores aguando pé por pé", comentou Gilberto. A área anualmente plantada está localizada nas proximidades do povoado Olho d'Água, há 7 quilômetros da sede. No  momento, em razão das chuvas, os dois estão plantando milho, melão, quiabo e pepino.
Na boa conversa que tivemos hoje no rancho, que fica ao lado da roça, eles falaram do sonho de um dia trabalhar com um equipamento mecanizado. Seu Manoel disse que sabe que a Secretaria de Agricultura, por meio do secretario Cláudio Azevedo, andou distribuindo alguns kits de irrigação, só não sabe como um produtor da área como ele não foi contemplado com um. "Eu sei que um dia ainda vou me encontrar com esse homem e minha história eu vou contar pra ele", fala muito esperançoso. Gilberto tem as mesmas esperanças e acredita que se o secretario soubesse da sua necessidade ele lhe teria dado um kit de irrigação. "Tenho certeza se ele soubesse quem era eu, como muita gente sabe, ele me teria dado um kit pra eu trabalhar, logo porque eu sempre fui com eles", fala em tom de desabafo.

O secretario Cláudio Azevedo, que tem se mostrado comprometido com a agricultura e empreendido um bom trabalho em Tuntum, com certeza, não tem conhecimento da história desses dois trabalhadores sonhadores, ansiosos por melhores dias e boas condições de trabalho...   
            

4 comentários:

  1. Dep. Federal - (Claudio Azevedo)
    Dep. Estadual - (Antonio Perreira)

    Ana Izabel (Tuntum)
    Um abraço Lobão

    ResponderExcluir
  2. De que lado vocês esta?

    ResponderExcluir
  3. QUE IMPARCIALIDADE É ESSA?

    ResponderExcluir
  4. muito bem senhor lobão... isso é que um repórter deve fazer.
    se eu fosse vc daria um jeito de conversar com o cláudio Azevedo ele nunca que iria deixar de ajudar esses trabalhadores rurais, ele é uma pessoa boa pode ter certeza.

    ResponderExcluir