terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

ROTINA: pela quarta vez Armarinho Brasil é assaltado



Virou rotina a constância dos assaltos ao correspondente bancário do Bradesco em Tuntum, o Armarinho Brasil, localizado a rua Frederico Coelho, centro, próximo a agência do Banco do Brasil. Para não contrariar as estatísticas de um assalto a cada mês, o freguês retornou ontem (17) por volta das 15:30h, o mesmo horário de sempre. 
"Ele parou a moto um pouco adiante, a deixou funcionando, entrou, sacou o revólver, levantou a viseira do capacete e anunciou o assalto", disse aparentemente acostumada a proprietária Joelma Brasil. Em razão dos cuidados em manter pouco dinheiro no caixa o novo assalto não rendeu lá essas coisas. Segundo Joelma, de acordo com suas características físicas, o indivíduo é mesmo que praticou os assaltos anteriores.

A polícia desta vez não foi mais acionada, a proprietária disse que cansou de vê nenhuma providência ser tomada e tudo se repetir rotineiramente.
Não querendo justificar o injustificável, mas há uma carência muito grande no efetivo de todo o estado. A nossa Companhia de Polícia, por exemplo, tem somente hoje quatro policiais e uma viatura que costumeiramente está sem combustíveis para fazer as rondas diárias. O município tem uma população superior a 40 mil habitantes, ou seja, cerca de 10.000 habitantes para cada policial, um déficit estratosférico, já que a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda, no mínimo, um policial para cada 250 habitantes, segundo dados do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo. Sem falar no tamanho da área geográfica do município que é de 3.389,996 Km², segundo o IBGE. Da sede do município há povoações com mais de 150 quilômetros de distância, o que dificulta ainda mais a presença da força pública. Quando a Companhia de Polícia foi instalada no município, há cerca de oito anos, havia diariamente, em média, de oito a dez policiais. 
Conforme uma pequisa feita pela Exame em outubro de 2012 o Maranhão tinha somente, incluindo o Corpo de Bombeiros 7.443 policiais, um Pm para casa 882 habitantes, proporcionalmente o menor contingente do país, ficando atrás até Alagoas que tem um Pm para cada 414 habitantes. Com a palavra a governadora Roseana Sarney...  




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário