Promotor Fábio Henrique M. Mendes
Como parte da programação da 1ª Semana Nacional do Júri, de 18 a 20 de março, os julgamentos realizados na comarca de Tuntum resultaram na condenação de três réus. O Ministério Público do Maranhão foi representado pelo promotor de justiça Fábio Henrique Meirelles Mendes.
O primeiro julgamento foi o de Francisco Charles Oliveira da Silva, acusado pelo homicídio de Francisco Hernandes Gomes da Silva, em 5 de fevereiro de 2002, no povoado Baixão Grande. No entendimento do conselho de sentença, o crime teve motivação fútil e foi cometido em emboscada, dificultando a defesa da vítima.
O réu foi condenado a 12 anos de reclusão, inicialmente em regime fechado, pena que deverá ser cumprida no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

Na quarta-feira, 19, foi julgado Roberto Rodrigues Ferreira, condenado a 18 anos de prisão, inicialmente em regime fechado. Roberto Ferreira foi acusado pelo assassinato de sua companheira, Rose Sobrinho Sousa, na noite de 17 de fevereiro de 2008, no povoado Cigana. O júri considerou que o crime foi cometido por motivo fútil, por meio cruel e com emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima.
O último julgamento foi realizado na quinta-feira, 20, e condenou Raimundo Nonato Leite de Oliveira, conhecido como “Negão”, a oito anos de reclusão, inicialmente em regime semiaberto. A pena deverá ser cumprida na Penitenciária de Pedrinhas. Raimundo Nonato foi condenado pelo assassinato de sua companheira, Maria Sônia Galdino da Silva, em 12 de agosto de 2005, no povoado Capim.
Do JP