images-cms-image-000359976
Do Maranhão 247 - O secretário de estado da Saúde, Ricardo Murad (PMDB) avalia se desiste ou não da candidatura à reeleição na Assembleia Legislativa, caso a governadora Roseana Sarney (PMDB) decida não renunciar o cargo para disputar o Senado Federal.
Roseana Sarney deve anunciar a sua decisão após o Carnaval. Mas, ela já antecipou aos seus secretários, que caso não haja consenso entre os membros da base governista na Assembleia Legislativa, em relação ao candidato que deve disputar a eleição indireta na Casa, a governadora permanecerá no cargo.
O secretário Ricardo Murad que já comunicou a própria governadora de sua intenção, mas não tratou do assunto publicamente. Ele passa o Carnaval na cidade de Coroatá, onde sua esposa a ex-deputada Teresa Murad (PMDB) é prefeita.
A eventual eleição indireta na Assembleia Legislativa somente deverá ocorrer caso Roseana renuncie o comando do Executivo para a disputa do Senado Federal. Isso porque a Constituição Federal e Estadual determinam que, em caso de vacância dos cargos de governador e vice-governador nos dois últimos anos de mandato, fica sob a responsabilidade do Poder Legislativo realizar o pleito para os postos.
Na atual administração estadual, já não há mais a figura do vice-governador, uma vez que Washington Oliveira foi eleito conselheiro de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão.