sexta-feira, 16 de maio de 2014

Enquanto crianças são transportados em paus-de-arara, Roseana Sarney estoca mais de 70 ônibus escolares


    
        por:     |    
Share Button
2014-05-15 11.40.35
Deputados encontram ônibus estocados em pátio do Governo do Estado.
O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) trouxe uma denúncia de extrema gravidade à sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão desta quinta-feira (15). O parlamentar recebeu a informação que 70 ônibus para transporte de estudantes do Ensino Médio estão estacionados na garagem da Secretaria de Educação do Estado, no bairro do Turu.
Os ônibus estacionados são todos novos, ainda sem placa e do Programa do Governo Federal “Caminhos da Escola” /PNDE. De acordo com os responsáveis pela garagem Francisco Solon Oliveira (Administrativo) e Antônio Gualhardo (Material Escolar) os veículos começaram a chegar em fevereiro e ainda estão parados por problemas burocráticos e dificuldade em obter documentação para emplacamento no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-MA), órgão do próprio Governo do Maranhão .
Após o término da sessão plenária, os deputados Bira do Pindaré, Marcelo Tavares (PSB), Othelino Neto (PC do B) e Rubens Júnior (PC do B) foram até a garagem da Secretaria de Educação e constataram a enorme quantidade de ônibus guardados que poderiam estar transportando as crianças do Maranhão.
“Enquanto estudantes são transportados em pau de arara, enquanto estudantes são vítimas de acidentes trágicos, como o que aconteceu no Município de Bacuri, o governo do Estado do Maranhão mantém numa garagem, aqui em São Luís, 70 ônibus escolares”, protestou Bira.
O parlamentar ressaltou que a responsabilidade pelo Ensino Médio é do Governo do Estado, portanto, a Secretaria de Educação tem encargo no que tange o transporte dos estudantes. Bira destacou que conversou com o Prefeito de Bacuri, o gestor municipal garantiu que já havia pedido ônibus para o Governo do Estado e teve apenas o silêncio como resposta.
“Eu não sei por que não mandaram esses ônibus para os municípios, não mandaram para Bacuri e não mandaram para canto algum. Eu não consigo entender isso. Porque esses ônibus tinham que estar lá transportando os estudantes, se eles estivessem em um ônibus desses, não estariam mortos, estariam todos vivos”, lamentou Bira.
Os responsáveis pela garagem afirmaram que 3 ônibus foram enviados para a cidade de Bacuri, após a tragédia que vitimou os estudantes. Eles também disseram que todos os ônibus estão regularizados e com notas fiscais emitidas pelas montadoras, só esperando o emplacamento do DETRAN-MA.
Para o deputado Bira, o Governo do Estado foi negligente e irresponsável, pois crianças poderiam estar vivas e só não estão por uma absurda lentidão no processo de emplacamento de ônibus parados há mais de 3 meses. “Estão esperando o que para entregar? Estão esperando as vésperas da eleição? Estão esperando fazer o acordo com o prefeito, para o prefeito votar no candidato do governo?”, questionou Bira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário