.

.
.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Pelo Facebook, promotor denuncia maracutaia em pesquisas de Edinho Lobão

   
140530-pesquisa-direcionada
Promotor usou ironia para desabafar contra perguntas com claro intuito de manipular opinião do eleitor.
O promotor de Barreirinhas José Marcio Maia Alves postou nas redes sociais uma mensagem onde denuncia a manipulação de uma pesquisa, na qual o entrevistado por telefone é consultado sobre em quem votaria para o governo.
O promotor relata várias formas de tentativas de enganar o eleitor que responde às pesquisas.
O “jeitinho” questionado pelo promotor parece muito com a que vem sendo denunciado pela imprensa maranhense como tática tendenciosa. Trata-se do instituto Econométrica que foi contratado pelo jornal O Imparcial para perguntar aos eleitores maranhenses se votariam em Edinho “com apoio de Lula e Dilma” ou em Flávio Dino.
Oportunista, Edinho sabe que Dilma Rousseff tem cerca de 60 pontos no Maranhão e quer de todo modo fazer colar sua imagem na presidente que concorrerá à reeleição. Mas esquece que foi filiado ao DEM – partido que faz oposição ferrenha ao PT.
A legislação sobre as pesquisas eleitorais e veda o uso de recursos como entrevistas às pessoas participantes da pesquisa com perguntas tendenciosas, pois desrespeita o principio da isonomia.
Já a resolução 23.400 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina como crime a divulgação de pesquisa, que seja fraudulenta, inclusive com pena de detenção de 6 meses a 1 ano e multa no valor de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil e duzentos e cinco reais) a R$ 106.410,00 (cento e seis mil e quatrocentos e dez reais).
Diga, então, o leitor: a quem interessa essa fraude nas intenções de voto???
Pesquisa aponta até a religiosidade de Flávio Dino
Em Imperatriz, outro caso de perguntas um tanto “capciosas” foi registrado. O caso foi relatado ao blog pela leitora Renata Assis, de 35 anos, que foi abordada por um instituto neste fim de semana.
Por telefone, foi consultada sobre seu candidato a governador. Renata respondeu que votaria em Flávio Dino. Em seguida, a entrevistadora perguntou: “Você votaria nele mesmo sabendo que ele é ateu?”.
Mais uma mostra do tipo de questionamentos que está sendo feitos pelas pesquisas mandraques da família Sarney, que tenta a todo custo diminuir a enorme diferença nas intenções de voto. Usam o falso argumento sobre a religiosidade do oposicionista para manipular a opinião pública.
Mesmo com todo tipo de manipulação, Edinho não deverá passar muito além do que já tem porque representa um atraso que o Maranhão não quer mais ver nem pintado de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário