.

.
.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

A feira de Tuntum...

 


Os anos passam e pouco a pouco, de forma quase que natural, muitas das atividades da nossa vida diária vão se modificando, às vezes sem tanta percepção da nossa parte. Hoje pela manhã, como de costume, fui a feira fazer algumas compras e me veio a lembrança de outros tempos em que eu percorria aquele espaço com minha caixa de engraxar sapatos e via tudo bonito, para mim  era um dia inteiro de novidades e atrações.  Verdadeiramente parecia ser um espetáculo semanal com a presença de tanta gente diferente ofertando seus produtos e esquisitices.
Quem não lembra das costumeiras bancas dos vendedores de livros de cordel? O dono da banca lia o "romance" e um grande grupo ficava a sua volta admirado com a literatura de cordel;   do homem com uma enorme cobra no pescoço oferecendo suas pomadas? Daqueles grandes ossos expostos que o vendedor dizia ser de baleia, a famosa baleia do Mar Sagrado. Entre outras atrações oferecidas por camelôs que vinham até de outros estados vender os seus produtos.
 Como tudo decorre de mudanças com o passar do tempo, a nossa tradicional feira também mudou, no aspecto econômico entendo que lentamente estamos regredindo, a oferta já não atrai tanto o consumidor, que hoje encontra os mesmos produtos no comércio mais próximo e com o preço até mais acessível. Ir a feira em outras ocasiões era um momento especial para aproveitar as boas ofertas dos feirantes, principalmente de outras cidades, que traziam comumente muitas novidades, entre elas roupas e calçados, artigos poucos oferecidos no comércio local. Sem tanto saudosismo, era bonito ver aquela gente experimentado roupa de forma improvisada, alguns mediam pelo pescoço. 
 
Aquele espremido grande número pessoas que circulavam em volta da praça do mercado até por volta das 16h comprando e vendendo, está limitado em quantidade. A duração também mudou, hoje já por volta de meio dia os feirantes, a maioria vendedores de legumes, frutas e verduras, começam a desarmar suas bancas.
 A aparente decadência desse tipo de comércio ao ar livre não é só em Tuntum, na cidade vinha de Presidente Dutra, que tem feira diária, também tem a mesma estrutura. Quem sabe o "fenômeno" não poderia ser tema de um estudo mais aprofundado, como de uma monografia. O certo é que o 'belo' parece ter ficado 'feio' e sem tantos atrativos.                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário