domingo, 20 de julho de 2014

Lobão Filho precisar explicar a miséria e o atraso do Maranhão


Do Blog do John Cutrim

O candidato do grupo Sarney ao governo, Lobão Filho (PMDB) defende uma campanha limpa, sem ódio e sem agressões. Entretanto, nos seus primeiros discursos de campanha, o peemedebista pareceu um pouco zangado nas suas palavras. 
Ao mesmo tempo em que diz que não perderá tempo atacando adversários, é incompreensível a maneira como Edinho se refere à Flávio Dino. Suas palavras e o tom como elas são proferidas passa a impressão de aversão, animosidade. Da mesma forma quando diz que é o melhor, que fará a verdadeira mudança, que mostrará como se governa. Pode até não ser, mas essa superioridade que demonstra nas suas palavras acaba passando insegurança, uma maneira de se autoafirmar diante de eventuais fragilidades suas. 
LF (2)
E este comportamento não é só em relação ao seu oponente ao governo. Em agenda em Tuntum, o candidato Lobão Filho disse que a cidade, governada por Dr. Tema, “não tem prefeito”.  Cleomar Tema (PSB) é prefeito no seu quarto mandato.  Participou direta e indiretamente de 12 eleições estaduais e municipais, sem jamais amargar uma derrota. Hoje faz uma gestão bem avaliada na cidade e reconhecida pelos moradores.
Diante das críticas de Edinho a prefeitos, é esperar pra ver se ele terá o mesmo comportamento em relação aos prefeitos de Pinheiro (Filuca Mendes), Bacabal (Zé Alberto), Açailândia (Gleide Santos), Chapadinha (Ducilene Belezinha). Estes municípios de médio porte do interior estado, geridos por aliados de primeira hora da campanha de Edinho, estão jogado as traças e passam por uma grande crise administrativa.
Em Pinheiro, Bacabal, Açailândia e Chapadinha o caos predomina ante a inaptidão dos respectivos prefeitos. Nestes municípios é buraco por todos os lados, a área de saúde vai de mal a pior, o setor de educação patina, não há investimentos necessários em infraestrutura. Detalhe: todos eles são comandados também por prefeitos da oligarquia Sarney e apoiadores de Edinho Lobão.
Em Barra do Corda, Viana, Coroatá, Codó, Itapecuru, o senador Lobão Filho também conta com o amparo de seus prefeitos, detentores de alto índice de rejeição popular.
DESAFIO
O candidato a governador Lobão Filho é apoiado por um grupo que, há cinco décadas no poder, empobreceu e atrasou o Maranhão.
Querendo ou não, Edinho é candidato a governador do grupo político que maltrata o Estado. É fato inconteste que a oligarquia da qual Edinho faz parte é a responsável de o Maranhão ser o último nos indicadores sociais.
Só entre alguns dos apoiadores de Edinho – Roseana Sarney, João Alberto, Cafeteira e seu pai, Edison Lobão – foram mais de duas décadas de governo.
O Maranhão nos governos Sarneys e Lobão, no qual Edinho teve importante papel, não avançou.
Pesquisas sobre a realidade sócio-econômica feitas pelos institutos mais sérios e renomados do país atestam o atraso ao qual nosso estado foi submetido durante o comando da oligarquia Sarney.
O resultado das administrações desastradas e incompetentes da oligarquia é o retrato trágico dos indicadores vergonhosos/humilhantes do MA (somos os últimos em quase tudo). Infelizmente, a miséria ainda perpetua-se nos municípios maranhenses, fruto das gestões inaptas do grupo Sarney, que escolheu nesta eleição Lobão Filho para dar apoio.
Fica aqui novamente o desafio a Lobão Filho para tentar explicar a razão de o Maranhão apresentar a menor expectativa de vida na média de homens e mulheres – 68,6 anos – de acordo com dados divulgados pelo IBGE. Seria de bom tom Edinho justificar o porquê da população de 6,5 milhões de habitantes, 1,7 milhão de maranhenses está abaixo da linha de miséria (ganham até R$ 70 por mês). Dos quase 7 milhões de maranhenses, existem mais de 4 milhões sobrevivendo na base do Bolsa Família.
Encontrar motivos também de justificar o fato de o Maranhão ter 64% da população passando fome e, ainda, as três piores cidades em renda per capita – das 100 cidades com pior IDH, 20 são do Maranhão. As causas que levaram, por exemplo, das 100 cidades com melhor IDH, nenhuma ser do Maranhão; apenas 6,5% dos municípios maranhenses terem rede de esgoto e dos 15 municípios brasileiros com as menores rendas, segundo o IBGE, dez estarem no Maranhão (é o estado brasileiro com maior percentual de miseráveis).
É todo esse legado que Lobão Filho terá que explicar na campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário