sexta-feira, 5 de setembro de 2014

PIRES LÉDA: casamento, velório e batizado.



Pires Léda  (direita)
                Entre as centenas de profissões que existem, talvez, a de político seja a mais desgastante. Toda profissão requer produção e a de político não pode ser diferente, algo tem que ser apresentado por ele, tanto faz ter mandato ou não, as cobranças existem proporcionalmente, basta se declarar líder de um determinado grupo.

         Permanecer no posto de líder aliado ao poder durante muito tempo não é tão difícil, os problemas que aparecem, por mais que sejam muitos, sempre tem uma solução em razão das facilidades que o poder oferece. Na contra mão da situação estão aqueles desalojados pelas benesses promovidas pela estrutura do poder, é um verdadeiro jogo de corpo, haja habilidade para dá uma resposta agradável a todos que lhe procuram.
Pires entre amigos

        Em todo o estado são poucos os ex-prefeitos com vida longa na política como o tuntuense Pires Léda . A maioria já está no estaleiro e poucos ainda trilham pela mesma estrada, tudo indica que no curso pós-poder faltou jogo de cintura no trato direto com as pessoas.  Esse mecanismo político-social não tem sido nenhum empecilho para Pires Léda, que pelo contrário, faz com maestria essa arte de comunicar e agradar, ou, pelo menos, dá uma satisfação plausível quando não há forças para resolver um determinado problema.

         Depois que deixou o poder, já há quase 14 anos, praticamente, sua vida tem tido a mesma intensidade; casamento, velório e batizado são os compromissos mais comuns de norte a sul do município, é quase uma rotina de satisfação com o povo e os amigos. O contato com a massa diariamente é o principal fator que o faz ser um líder. Sem forças para resolver tantos problemas que surgem no dia-a-dia, o ex-prefeito, na maioria das vezes, com sinceridade, se faz presente com a palavra amiga.

Nesse interim, Léda tem agido parecidamente dessa forma, mantendo e arregimentado muitas amizades, inclusive de pessoas que estão dentre do poder e que continuam a nutrir simpatia por sua pessoa. Nesse novo embate que sucede as armas continuam sendo as mesmas, presença, respeito e amizade. Não se pode negar que de todos os ex-prefeitos, Pires Léda é o mais popular, um líder com a cara de todo dia. Não se pode esperar uma maciça votação em seus representados em face da estrutura oferecida, contudo, nota-se a mesma força e empenho com que enfrentou pleitos passados obtendo resultados satisfatórios.   

 

4 comentários:

  1. ANA DO GÁS.
    VAI FAZER UM COMITE EM TUNTUM COM (2-MIL) ELEITORES, EU FIQUEI SABENDO, ISSO É BOM PARA O POVO POBRE, TODOS COM UM REALZINHO NO BOLSO.

    ResponderExcluir
  2. No que tu vês virtudes, eu só vejo defeitos. Não é virtuoso levar a vida com suporte apenas no que o Poder Público oferece por meios nada republicanos.

    É repugnante a tática eleitoreira de se fazer presente em velórios, batizados e casamentos com puro e simples interesse de angariar simpatizantes que poderão se converter em futuros eleitores.

    Menos, Deusimar, menos...

    ResponderExcluir
  3. No meu dicionário isso chama-se PARASITÍSMO!! É mais digno ter uma profissão que contribua para um mundo melhor do que viver pupulando de galho em galho se achando mais esperto do que todos s outros seres viventes. É mais seguro e digno trabalhar honestamente mesmo ganhando menos e fazer política nas horas possíveis do que viver apenas de futricas, bajulando par fins de proveito próprio. Onde seu Deusimar ver virtude a mim causa asco.

    ResponderExcluir
  4. Pires Leda é realmente uma personalidade tuntunense.
    Porém, divirjo no que se refere a citada qualidade sinceridade.....

    ResponderExcluir