sábado, 11 de outubro de 2014

Caps comemora o Dia Mundial da Saúde Mental




Para muitos iria passar despercebido o dia de ontem (10) se o Centro de Atendimento Psicossocial de Tuntum (Caps) não fosse as ruas advertir a população contra o preconceito social ainda existente no seio da própria sociedade. O Dia Mundial da Saúde Mental é uma data comemorada em todo o mundo, em Tuntum uma  caminhada foi a principal iniciativa para que a inclusão social aconteça de forma mais rápida e o preconceito pouco a pouco seja definitivamente sepultado.


Para a psicóloga do Caps, Simone Rabelo, além de combater o preconceito social, alvo principal da manifestação, ela transmite uma mensagem para que a inclusão seja maior e sem discriminação. "Lutamos para que a inclusão social seja cada vem maior, já que na prática ainda existe o preconceito e a rotulação", afirmou.


A caminhada teve início por volta das 7:30h, saindo do Centro Ambulatorial Frei Dionízio Guerra, até a praça São Francisco, onde foi realizada algumas atividades lúdicas educativas, entre elas, uma encenação da obra do escritor Luis Fernando Verríssimo, O Nariz, que no seu conteúdo combate o preconceito social. De acordo com a diretora do Caps, Silvia Regina Cunha, o momento é de despertar um novo olhar sem preconceito, inserindo a todos dentro do mesmo contexto social.

Participaram ainda do evento criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas, hoje comemorado mundo a fora, os usuários da Associação de Pais Amigos Excepcionais (Apae), Nasf, Escolas, O Boticário e outros órgãos municipais. Além do Caps, a Prefeitura, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social foram os principais colaboradores. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário