sábado, 10 de janeiro de 2015

Começo do governo Flávio Dino tem a marca da justiça social e fim de privilégios

Ações e postura do novo governador mostram rompimento com práticas patrimonialistas do grupo Sarney

O começo do Governo de Flávio Dino (foto) tem sido marcado por ações importantes, que mostram o rumo que o Estado do Maranhão terá pelos próximos 4 anos. Logo no primeiro dia à frente da administração, minutos após receber a faixa de governador, Flávio adotou ações emergenciais que visam combater os problemas socioeconômicos estruturantes do Maranhão.

Os sinais dados por Flávio Dino ao fim dos primeiros 11 dias à frente do Poder Executivo é que o novo governador inova com postura de estadista no Estado. Muito se esperava e especulava sobre os primeiros dias do novo Governo que põe fim ao período coronelista do grupo Sarney, que durou 50 anos. E o que se pode ver nas primeiras medidas são ações que impactam a população mais carente do estado e têm resultado em setores que estavam em completo abandono.

A começar pelo chamamento de mil novos policiais para garantir a Segurança nas cidades do estado, um dos problemas que atinge mais fortemente a sociedade. São concursados aprovados na primeira fase realizada em 2012 e que aguardavam convocação. Agora, farão o teste de aptidão física e curso de formação para atuarem nas ruas na promoção de segurança.

Outra determinação do primeiro dia de Governo foi o fim das escolas de taipas espalhadas pelo estado. Através de parceria com os municípios, o Governo vai construir escolas com estrutura adequada e entregar para que as prefeituras façam a gestão escolar dali por diante. A ideia é fornecer aos alunos o ambiente adequado para promoção do conhecimento.

Outros temas foram atacados também logo no início do Governo: programa “Mais IDH”; parceira com a Caixa Econômica Federal nas áreas de habitação rural, gestão pública e agricultura familiar. Todas elas com impacto ainda nos primeiros meses de governo; regulação do programa “Mais Bolsa Família Escola”, auditorias para verificar mau uso de verbas públicas, entre outros.

Esses e outros temas que tiveram atenção nos primeiros dias do mês de janeiro têm a marca da promoção da justiça social, defendida por Flávio Dino em todas as plataformas eleitorais que disputou desde 2006, quando se elegeu deputado federal.

E em outros governos...

A postura do novo governador é muito diversa do que se observou, por exemplo, no início do governo-tampão do deputado Arnaldo Melo. Logo após tomar posse em seguida à renúncia de Roseana Sarney do Governo do Estado, Melo tratou de promover sua primeira ação de Governo: se mudar para o Palácio dos Leões e dar uma festa para amigos, familiares e aliados políticos nas dependências da sede do Governo. A festa aconteceu na noite do dia 11 de dezembro, há exatamente um mês.

E o que dizer das primeiras ações do Governo Roseana Sarney em janeiro de 2014, último ano de seu governo? Em meio à maior crise penitenciária da história do Maranhão, a então governadora fez que não era com ela e abriu licitação para compra de itens de luxo para seu próprio consumo, entre eles: champagne francês, vinhos importados de diversas nacionalidades, muitos quilos de lagostas e iguarias de diferentes quilates.

Rompendo com o patrimonialismo

Discreto, Flávio Dino rompe com a prática corrente nas últimas décadas no Maranhão. Um governador que preza pela vida pública, pelas ações de governo e que mantém uma postura discreta em relação a sua vida privada. Parece simples, mas no Maranhão patrimonialista em que os governos tiveram a tradição de serem meras ações promocionais da figura pessoal do governador e sua família, Flávio Dino mantem-se com a postura irretocável de quem não utiliza a estrutura pública a seu bel prazer pessoal. Deixa para trás uma prática obsoleta e instala um novo momento no Estado.

Até o momento, Flávio Dino tem mantido mesmo a postura de estadista que se esperava daqueles que conhecem a sua trajetória de vida e sua marca política. Assumiu o governo e reuniu secretários, comandando a administração pública para realizar aquilo a que se propôs durante o período eleitoral – adotar políticas sociais que façam a vida dos maranhenses respirar novos ares, com acesso aos direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal.
  Jorge Vieira 

2 comentários:

  1. Seria muito bom se os prefeitos aliados a Dino adotassem a mesma postura. Por enquanto não é o que se vê. Exemplo: os secretários da administração municipal de Tuntum estão enriquecendo muito rápido.

    ResponderExcluir
  2. Seria muito bom se os prefeitos aliados a Dino adotassem a mesma postura. Por enquanto não é o que se vê. Exemplo: os secretários da administração municipal de Tuntum estão enriquecendo muito rápido.

    ResponderExcluir