quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Secretaria de Agricultura de Tuntum e Codevasf disponibilizam 50 kits de irrigação a pequenos produtores


Encontra-se a disposição da Secretaria Municipal de Agricultura de Tuntum 50 kits de irrigação adquiridos juntos ao Programa Água para Todos, da CODEVASF, que já começaram a ser entregues a pequenos produtores rurais de hortaliças da sede e da zona rural. A primeira entrega foi feita hoje (28) pela manhã numa pequena área de cultivo com a presença do secretário de Agricultura Antonio Durval e do engenheiro agrônomo Erivan Pereira Almeida, prestador de serviço e representante da  Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba ( Codevasf ).

O momento da entrega serviu para os técnicos agrícolas do município compreenderem a simplicidade da instalação do equipamento que é dotado de 400 metros de tubos fléxiveis finos e 70 metros de tubos grossos, além de um tubo principal que faz a compressão da água, que é adaptado a uma torneira comum. Segundo o agrônomo, o kit faz a irrigação por gotejamento com total eficiência, capaz de cobrir até 500m2 de área plantada. Uma outra vantagem do novo equipamento, é a economia de água.
Acessório do kit de irrigação
O pequeno produtor Francisco Ricarte da Silva, conhecido por Coquita, que antes aguava sua plantação com regadores, disse que já tem pretensões de dobrar a produção logo que começar a trabalhar com o equipamento. "Daqui pra frente quero produzir mais, se possível dobrar a produção", afirmou. Da pequena área, cerca de 300m2, é que Coquita consegue mensalmente aumentar a renda familiar com a venda direta dos produtos colhidos. Segundo ele, o seu faturamento mensal chega a ser superior a mais de R$ 1.000,00 em determinados períodos.
Para o secretario de Agricultura, Antonio Durval, o Dora, a ordem do prefeito Dr. Tema é de priorizar políticas de incentivo a agricultura familiar e ao pequeno produtor rural, para fomentar trabalho e geração de renda às famílias carentes do município. Estiveram também presentes na implantação do primeiro kit de irrigação, o engenheiro agrônomo Charles Wagner Tavares, o secretário executivo de Agricultura, Paulo Duarte, o assessor especial do gabinete do prefeito, Cícero Milhomem da Cunha e os técnicos agrícolas Maurino Trindade e Miquéias Vanderley.     

Um comentário:

  1. Com o meu pau, eu consigo irrigar uma área maior do que se consegue com um kitizinho fuleiro como esse.

    ResponderExcluir