sábado, 17 de janeiro de 2015

TELEFONIA: a Vivo morreu em Tuntum?


O alto padrão tecnológico desenvolvido mundo a fora em favor, especialmente, das comunicações, que tem tido um avanço substancial encurtando distâncias e promovendo o bem estar social, até parece que ainda está longe de chegar em Tuntum, mesmo depois de muito tempo do vantajoso processo de privatização que deu um toque a mais de qualidade na área. 
Quando a Operadora Vivo se instalou no município os seus usuários viveram um curto e saudoso período de  lua de mel, a chegada da telefonia móvel criou expectativas e fez crescer a demanda com as facilidades de aquisição de um aparelho celular, talvez o que tenha comprometido a atual qualidade do sinal, hoje, classificada como péssima.
A população ainda não está 100% ilhada, mesmo levando-se em consideração a quase unanimidade da operadora dentro da área de abrangência, em razão de outros meios disponíveis para se comunicar como WhatsApp e o seu próprio serviço de mensagem, o que vem sendo uma das alternativas quando o serviço está de mau a pior.
Completar uma ligação nas primeiras cinco tentativas é coisa de sortudo, principalmente se o seu aparelho for o smartphone, já que quanto melhor é a tecnologia do aparelho, mais difícil fica de se conseguir a ligação desejada. O péssimo serviço prestado pela Operadora está motivando dezenas de consumidores a ingressarem com ações na justiça para reparar os danos causados por ela  diariamente. Por orientação de advogados, os queixosos não estão mais entrando com ações individuais, estão formando grupos para tentar rever os seus direitos de consumidor de forma coletiva, um artifício jurídico pra provocar maior pressão.
A pane, se é que assim podemos chamar, já virou rotina na vida dos cidadãos tuntuenses que não podem mais contar com esse importante acessório, antes classificado como de luxo, hoje uma necessidade primária. Tudo leva a crer que os atuais equipamentos instalados a cerca de 8 anos já estão obsoletos e desgastados pelo tempo, precisando urgentemente de reparos ou troca.
O caos não está instalado somente na telefonia, o serviço de internet é outra lastima, quem tenta fazer alguma pesquisa acessando a rede terá que ter muito tempo disponível e paciência para esperar.
Ocasionalmente, semana passada, encontrei-me com um executivo de uma  empresa concorrente da operadora Vivo na cidade de são Luis, em uma revendedora de carros, aproveitei o momento e fiz algumas ponderações sobre o problema. Sem titubear, o executivo orientou-me a denunciar o caso a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo ele, após algumas denúncias feitas a Agência, ela passa a aplicar pesadas multas diárias na empresa refratária, forçando assim, uma solução imediata para o problema.
Se o caminho pode ser esse, vamos nos unir e denunciar o descaso da Vivo com os seus consumidores, neste caso, basta ligar para o número da Anatel, que é o seguinte: 1331. 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE


Como consumidor de serviços de telecomunicações, você tem o direito de registrar, junto à Anatel, reclamações contra as operadoras de serviços quando considerar que elas não estão cumprindo suas obrigações. Antes de fazer isso, porém, a Anatel recomenda que você se atualize sobre seus direitos como consumidor de serviços de telecomunicações, e, principalmente, que siga os passos abaixo: 

1. Fale primeiro com a sua operadora. Anote e guarde o protocolo de atendimento que ela lhe fornecer.

A sua operadora é obrigada a lhe fornecer qualquer informação sobre o serviço que você contratou. Também é obrigada a resolver os problemas técnicos ou de cobrança que possam ocorrer – e têm prazos para fazer isso. Assim, em caso de dúvida ou reclamação, sempre fale primeiro com a operadora. Importante: exija e anote o número do protocolo de atendimento da sua operadora. Ele é a prova de que a operadora sabe de seu problema e lhe deve uma resposta.

2. Se a operadora não responder, ou se a resposta não for adequada, entre em contato com a Anatel. Anote e guarde o número que lhe será fornecido.

Caso precise registrar uma reclamação na Anatel, tenha em mãos o número de protocolo da operadora. Você pode entrar em contato com a Anatel por meio da Internet; da Central de Atendimento Telefônico, no número 1331 (ou1332, para deficientes auditivos); ou pessoalmente, nas Salas do Cidadão.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário