.

.
.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Em Brasília, Flávio Dino apresenta projetos para melhoria do MA


Flávio Dino apresenta programa “Escola Digna” no Ministério da Educação
Flávio Dino apresenta programa “Escola Digna” no Ministério da Educação








Um dos primeiros encontros do governador Flávio Dino, em Brasília, foi com o ministro da Educação, Cid Gomes, onde ocorreu a apresentação do Programa “Escola Digna”.  O programa implantado no governo de Flávio Dino, prevê que a Secretaria de Estado da Educação proporcione a crianças, jovens, adultos e idosos atendidos pelo Sistema Público de Ensino dos Municípios, o acesso à infraestrutura à uma adequada formação de cidadãos livres, conscientes e preparados para atuar profissionalmente nos mais diversos campos da atividade social.
O projeto prevê ainda, a execução de reformas, com recursos próprios ou captados junto ao Governo Federal, das escolas públicas estaduais e a construção de núcleos de educação de Integral do Ensino Médio, bem como aquisição de equipamentos necessários, à substituição das escolas de taipa, palha, galpões nos municípios.
Já as prefeituras deverão ceder terrenos para a construção de unidades escolares. Aos municípios também caberá assegurar o número de professores necessário ao bom funcionamento da escola, bem como manutenção predial.
No Ministério da Integração Nacional
Flávio em BrasíliaEm reuniões realizadas ao longo desta segunda-feira (23), o governador do Maranhão, Flávio Dino apresentou projetos no Ministério da Integração Nacional e na Secretaria Nacional do Programa de Aceleração do Crescimento, no Ministério do Planejamento. Na pauta, a garantia de investimentos de infraestrutura do estado.
 Já no Ministério da Integração Nacional, o debate girou em torno de soluções para a retomada dos projetos de produção e irrigação no Estado. A operacionalização dos diques da Baixada Maranhense, que encontram-se paralisados, foi o tema abordado pelo governador como prioritário para o Maranhão em relação a esta pasta.
 Capaz de dinamizar a produção da região da Baixada, o projeto prevê a retomada da irrigação como ponto primordial para o desenvolvimento do Maranhão. Para sensibilizar a equipe do Governo Federal para a importância do projeto, o governador do Maranhão apresentou as potencialidades produtivas da região e destacou a importância social da construção dos diques.
Funcionando como contentores da entrada da água salgada na Baixada Maranhense e retentores de água doce nas áreas produtivas, os diques têm por objetivo aumentar a utilização de água em boas condições para consumo humano, produção, pesca, irrigação e piscicultura – promovendo a redução da pobreza na região.
xxxO secretário executivo do Ministério da Integração, Carlos Vieira, que acompanhou a apresentação de prioridades para o Maranhão destacou que o projeto já está em andamento no Governo Federal e deverá ter atenção especial da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales Rios São Francisco e Parnaíba). Os detalhes foram repassados pela equipe técnica do Ministério aos secretários de Estado Neto Evangelista (Desenvolvimento Social) e Cidades (Flávia Moreira).
A ida da equipe do Governo do Maranhão à sede do Governo Federal foi programada para destravar investimentos e garantir novos projetos em parceria com entidades para fazer com que o Maranhão entre em um novo ciclo de desenvolvimento, tendo como matriz a busca pela justiça social e o combate às desigualdades.
Domingoscosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário