.

.
.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Câmara aprova adequação a lei do piso dos agentes e autoriza o Executivo a contratar servidores temporários.



O Legislativo Municipal acabou de aprovar, depois de muita discussão, dois Projetos de Lei do Executivo encaminhados a Casa desde a semana passada. O primeiro faz adequação da lei municipal a lei federal que instituiu o novo piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, em R$ 1.014, 00 (mil e quatorze reais), sancionado em julho passado pela Presidência da República. O outro deliberava sobre a contratação de servidores temporários para diversas áreas da administração, entre elas a Educação.
Vereador Josivan amarga mais duas derrotas
A aprovação já era um assunto dado como vencido pelo corpo governista aos dois projetos, hoje com nove membros, mas o que acirrou os debates entre as lideranças de oposição e situação foi quanto ao pagamento aos Agentes de Saúde e Endemias, previamente acertado numa reunião entre o prefeito e a categoria.
Assinatura dos agentes
Insuflados por membros do bloco de oposição, parte dos agentes discordaram da condução de como vinha sendo negociado o pagamento. De acordo com as palavras do vereador Ivalton Chaves, o bloco iria votar no projeto da forma como estava.  "A situação irá votar no projeto da forma como os agentes acordaram com o prefeito numa reunião na Secretária de Saúde, inclusive assinando uma ata, selando o acordo do pagamento do piso.", destacou da tribuna.
As palavras do vereador foi a gota d'água para que todos os agentes presentes se retirassem em massa da galeria. Espalhafatoso como sempre e se mostrando decepcionado com a redução da força do bloco de oposição, o vereador Josivan Bílio foi a tribuna e fez sua média 'atirando' para todos os lados, como é de costume. No meio do show de suas lamúrias e revolta, bateu forte nos seus pares ao afirmar que aquela casa só tinha três homens, uma grave ofensa contra os vereadores governistas.
O líder do Governo na Câmara, Marcus Cunha, rebatendo as ofensas, disse que o edil sertanejo usa seu expediente para falar imoralidades, e ainda foi mais longe: "Você é um vereador sem palavra, na época da campanha vossa excelência estava do nosso lado, de repente mudou de lado, você não tem moral. Você não tem educação. Você quer que o município entre em colapso. Vereador, você tem é inveja do prefeito," alfinetou Cunha.
Encerradas as ríspidas discussões, mais de ordem pessoal e pouco partidária, já quase no final da sessão os dois Projetos de Lei foram colocados à votação, com nove votos do bloco governista e três contrários, os dois projetos foram devidamente aprovados, faltando agora só a sanção do prefeito. A aprovação dos dois projetos estreou a volta de Manoel Paca ao seu antigo grupo.
A contratação de funcionários temporários é um rito que se repete ano a ano em todas as gestões, tanto de nível municipal, quanto estadual. Recentemente o Governo do Estado usou o mesmo procedimento e a Assembleia aprovou de forma semelhante a contratação de servidores em regime temporário. Todos os demais municípios do estado utilizam do mesmo expediente para suprir a falta de servidores concursados. "Todos os governos, tanto municipal ou estadual usam dessa mesma atitude para suprir a falta de funcionários em seus quadros, não é somente Tuntum, mas todos os 217 municípios do estado", justificou Josinaldo Bílio, secretario de Articulação Política e Governo.  

4 comentários:

  1. "você tem é inveja do prefeito". Isso discurso de vereador desprovido de simplórios rudimentos de retórica. Acabou se revelando mais despreparado do que os colegas analfas...

    ResponderExcluir
  2. Novidade na politicagem rasteira de Tuntum!

    Dick Vigarista convenceu Zeca Urubu a voltar a apoiar a Ave do Bico Anelado.

    ResponderExcluir
  3. É incrível como fatos relevantes de interesse da sociedade são omitidos de forma tão natural que já faz parte do cotidiano não é nobre blogueiro? E sobre o pagamento de salário desses mesmos contratados de 10 para 12 meses, não menciona nenhuma vírgula não é? Um homem de fax homem por suas atitudes e não por suas omissões nobre blogueiro.

    ResponderExcluir
  4. Porque em Tuntum só se anda pra trás? será que somos descendentes de caranguejos? Tristeza pura..

    ResponderExcluir