.

.
.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Secretário de Estado da Saúde garante a abertura do Centro de Imagem de Tuntum.

Secretario de Saúde Marcos Pacheco e o prefeito Dr. Tema

Em visita a Tuntum, onde in loco vistoriou o Centro de agem, o secretario de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, garantiu a sua completa abertura até o final desse semestre. O secretario visitou cômodo por cômodo da unidade, que há oito foi construída com o objetivo de priorizar o atendimento médico nos serviços de imagem da rede pública da região, principalmente as mulheres na prevenção do câncer de mama e do colo uterino. “A perspectiva é muito boa e devemos fazer isso num médio prazo, precisamos aí entre 60 e 90 dias pra gente cadastrar, é o tempo que a gente bota as máquinas pra funcionar, porque isso aqui não vai atender só Tuntum, mas também outras regiões, pode ser uma espécie de plano B, até mesmo para o hospital macro regional de Presidente Dutra”, disse.
        O secretario afirmou que a abertura do Centro é um compromisso do governador Flávio Dino para priorizar o atendimento as mulheres na prevenção contra o câncer de mama e o uterino, além do diagnóstico. “É compromisso do governo Flávio Dino investir muito nisso, ele tem dito que nós temos que priorizar, sobretudo as mulheres. O câncer de mama, o câncer de colo uterino ainda nos envergonha, enquanto maranhenses, aqui por exemplo, nós temos dois mamógrafos que parados precisam funcionar, sobretudo pra dar esse apoio a prevenção de câncer de mama nas mulheres, também o diagnóstico de tumores e cistos pelas  ultrassonografias.”, destacou.
Aparentemente a maior preocupação do secretario seria a estrutura física oferecida pelo Centro, que depois foi classificado por ele como de excelente. “Excelente, saúde não se faz com grandiosidade, não. Saúde se faz com acolhimento e resolutividade. Não precisa ser grande pra ser bom, precisa as pessoas serem atendidas”, finalizou.

O prefeito Dr. Tema que esteve lado a lado com Marcos Pacheco ficou empolgado com a decisão da abertura afirmando que era um sonho seu. Ele disse que a previsão de atendimento é grande e engloba três regionais. “É um sonho meu, sonho do povo de Tuntum e de toda região, vê esse centro de imagem abrir as portas para a população, especialmente a população mais carente da região central do Maranhão. Vamos atender hoje, pela nossa previsão, atingir uma população em torno de 500 mil habitantes, por que vai atingir os municípios da regional de Presidente Dutra, Barra do Corda e São João dos Patos”, pontuou.

Antes de visitar Tuntum, o secretário foi acolhido pela diretora geral do hospital Macro Regional de Presidente Dutra (Socorrão), Daniella Jadão Cunha, pelo  diretor administrativo, Osny Lima, funcionários e a classe política local. Marcos Pacheco percorreu enfermarias, visitou leitos e felicitou as mulheres pelo seu dia (Dia Internacional). A intensão era analisar de perto as condições  de atendimento que estão sendo oferecidas e o funcionamento de parte de sua estrutura. A diretora Daniella Cunha repassou ao secretario duas importantes demandas, classificadas por ela como prioritária, a construção de uma nova UTI ou semi Uti, com pelo menos oito leitos, e uma casa de apoio para dar assistência aos acompanhantes dos pacientes dos 38 municípios atendidos.

Para Daniella há uma necessidade emergente da construção dessa nova UTI, pois a existente com seus leitos já não é suficiente. O outro pleito, segundo ela, é de vital importância para dar melhor acomodação aos acompanhantes. “ A aquisição de uma casa de apoio irá dá mais conforto aos acompanhantes dos pacientes, hoje dormindo na porta do hospital em colchões alugados”, concluiu.
     




Nenhum comentário:

Postar um comentário