.

.
.

sábado, 14 de março de 2015

UTILIDADE PÚBLICA: blog localiza irmãos depois de 40 anos de separação

José Cirilo dos Santos

Por mais uma vez o Blog do Lobão conseguiu localizar mais um 'tuntuense' desaparecido de seus familiares há mais de 40 anos. José Cirilo Santos, hoje residente na cidade de Recife-PE, havia deixado o município de Tuntum na década de 1970, à época residindo à rua Senador Vitorino, em frente ao antigo cartório do ofício único (Seu Zequinha Uruçú). A saída da família da cidade causou o afastamento dos três irmãos que perderam o contato um do outro.
No mês de outubro de 2014 o blog recebeu, via facebook, um pedido de ajuda do jovem Leandro Ferreira, genro de José Cirilo Santos, solicitando gentilmente o empenho na localização de Saul Cirilo Santos, irmão de José Cirilo: "O senhor poderia me ajudar com algumas informações sobre a família que reside na fazenda dos caciques em Tuntum, Cep 65763, o meu sogro se chama José Cirilo e está a procura dos parentes (...) Faz mais de 44 anos que ele não tem notícias. Os irmãos são, Róbison Cirilo, Saul Cirilo e Leonoice da Conceição (já falecida)", escreveu.
Saul Cirilo dos Santos
Tendo em mãos algumas informações o titular do blog percorreu a cidade em busca de informações, mas ninguém conseguia informar com precisão, inclusive os mais antigos. Em conversa com um vendedor de remédio ambulante, ex-morador de Tuntum, atualmente morando em Joselândia, conhecido por Pedro dos Remédios, ele disse que Saul Cirilo trabalhava numa horta em Presidente Dutra, próximo a churrascaria Brasil. Estive no local, porém não obtive nenhuma informação sobre o seu paradeiro.
Meses depois, o jovem Leandro Ferreira volta a me contatar me repassando um endereço onde supostamente morava Saul Cirilo, o irmão de seu sogro. Retornei a Presidente Dutra novamente, à travessa 4, casa 21, Bairro de Fátima, vizinhos me afirmaram que lá morava realmente o procurado, mas ele não se encontrava no momento. Quinze dias depois retornei ao local e finalmente consegui encontrar o "desaparecido".
Saul Cirilo demonstrou muita surpresa quando anunciei o motivo da minha visita, disse que realmente fazia muito tempo que teve notícias do irmão, achava até que ele já tivesse morrido. "Eu acho que já faz mais de 40 anos que vi ele, a última notícia foi uma carta, mas já faz muito tempo, eu pensei até que ele já tivesse morrido", declarou. A possível carta que ele se refere foi enviada pelo seu irmão em 1975. Agora, com certeza, os dois marcarão um reencontro para matar a saudade causada pela separação de mais de 40 anos. 
Essa já é a terceira localização de famílias desaparecidas encontrada pelo blog. Claro que esse não é o verdadeiro papel do 'veículo', mas não custa nada ser solidário e ajudar as pessoas.

Um comentário:

  1. Parabéns Pela Matéria E Principalmente Pelo Empenho Em Nos Ajudar.

    Abraços E Que Deus O Recompense Com Ricas Bênçãos Dos Céus!

    Att: Leandro Ferreira

    ResponderExcluir