O programa Repórter Record da TV Record vai apresentar nesta segunda-feira (27) reportagem especial mostrando o caos na saúde do Maranhão deixado pela desastrosa gestão do ex-secretário Ricardo Murad e da governadora Roseana Sarney.
A reportagem vai destacar a morte de recém-nascidos no município de Caxias, no ano passado. Segundo o Repórter Record, gravado no início do ano, foram mais de 200 mortes de bebês, em 2014.
A população de Caxias foi vítima da perseguição política no governo da filha do ex-senador Sarney. Durante quase seis anos, o município não recebeu nenhum centavo de repasse do governo do Estado para investir na saúde.
Nos últimos anos, a saúde no Estado foi marcada por um programa de construções e reformas intermináveis de hospitais em municípios, onde sequer há demanda de atendimento, conforme denunciou o programa Profissão Repórter da Rede Globo.
Os escândalos na área da saúde são incontáveis. Recentemente, auditoria feitas na Secretaria de Saúde mostraram indícios de superfaturamento de até 30% na contratação de institutos que geriam as unidades de saúde.
Também suspeitos, os contratos de locação de helicópteros atendiam mais ao secretário Ricardo Murad e familiares em atividades políticas que ao transporte de pacientes, segundo planilhas de voos em poder da SES e da Secretaria de Transparência e Controle.
Enquanto o dinheiro da saúde voava pelo ares, crianças, jovens, adultos e idosos sofriam nos corredores de hospitais. Muitos, infelizmente, não resistiram.