Os PMs Hildes Barbosa, Nilson César, Gilvan Ramos e Max Muller tombaram vítimas de criminosos
Os PMs Hildes Barbosa, Nilson César, Gilvan Ramos e Max Muller tombaram vítimas de criminosos
Com a morte, na noite de sábado (23), em Panaquatira (São José de Ribamar), do soldado da Polícia Militar do Maranhão Max Muller Rodrigues Carvalho, de 27 anos, já são quatro os policiais mortos – todos militares – neste ano na Grande São Luís.
Em 9 de fevereiro, morreu no Hospital do Servidor, no Calhau, o soldado Hildes Barbosa, que era lotado no Batalhão de Choque. Ele havia sido baleado no abdômen no dia 19 de janeiro, após um confronto com três adolescentes que assaltavam um coletivo na Estrada de Ribamar (MA-201), que liga os municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar a São Luís. Na troca de tiros, um dos assaltantes morreu no local e os outros dois conseguiram fugir sem levar nada.
Na noite de 30 de abril, a vítima foi o sargento Nilson César Castelo Branco, que era lotado no 8º Batalhão.
Ele morreu após ser baleado por dois homens, na Rua 4 do Recanto Turu (região do Parque Vitória), em São Luís.
O PM passava pelo local à paisana quando flagrou a ação dos assaltantes contra um estabelecimento comercial e tentou intervir.
Nilson deu voz de prisão aos criminosos, mas os homens atiraram contra ele, que foi atingido no peito. Na troca de tiros, o bandido que conduzia a moto foi alvejado, mas sobreviveu. O assaltante que estava na garupa conseguiu acertar o policial e fugiu.
O terceiro PM a ser morto neste ano foi o tenente Gilvan Roque Araújo Ramos, 30 anos, que servia na 8ª Companhia Independente de Itapecuru Mirim.
Na madrugada de 17 de maio, Gilvan estacionou seu carro ao lado da lanchonete Bond Boca, no bairro Maranhão Novo, após assistir ao show da dupla Henrique e Juliano e do grupo Aviões do Forró, e acabou sendo trancado por outro veículo. Ao retornar ao local para retirar o carro, o tenente pediu ao condutor do outro veículo que desobstruísse a passagem.
Após uma ligeira discussão, o militar acabou sendo surpreendido pelo homem e atingido por três tiros. A vítima ainda chegou a ser socorrida para o Hospital Municipal Djalma Marques, mas não resistiu.
Horas depois, policiais conseguiram prender três suspeitos de participação no crime – Denis Miranda da Silva, Dayltonson Silva Peres e Rafaela Nunes dos Santos. Um quarto suspeito ainda está foragido.
(Oswaldo Viviani, JP)