.

.
.

terça-feira, 9 de junho de 2015

EXPECTATIVA: Tomógrafo do Centro de Imagem de Tuntum é instalado



Mais perto do que nunca! Essa é a frase que se encaixa para a situação daquele que poderá ser o maior Centro de Imagem do interior do Maranhão quando todos os seus equipamentos estiverem instalados e funcionando. Uma prova de que tudo está se encaminhando normalmente para a sua abertura foi a chegada hoje (09) pela manhã de dois funcionários Toshiba para instalarem um tomógrafo.
Tomógrafo
O aparelho de quase meia tonelada teve que ser removido pacientemente até a sua base em um dos compartimentos do Centro. Segundo o técnico responsável pela instalação, até a próxima quinta-feira ele estará devidamente preparado para o seu uso. O moderno equipamento que estava encaixotado há cerca de 8 anos por falta de sensibilidade e por descaso dos governos de Roseana Sarney, custou à época R$  1.000,000,00 (um milhão de reais). Se estivesse funcionando durante esse período, fazendo em média cinco tomografias diárias, já teria contabilizado 14.600 tomografias, ajudando a tratar e salvando milhares de vidas.

Quando toda estrutura composta por dois mamógrafos, um tomógrafo, quatro serviços de ultra-som e dois raios-X estiverem devidamente em operação, a estimativa é que a cobertura atinja mais 500 mil pessoas de municípios de várias regiões. Em conversa com o titular do blog nesse último domingo, o prefeito Dr.Tema se mostrou muito otimista e disse acreditar que até o mês de agosto tudo estará funcionando.
Mamógrafo
"Apesar da burocracia que é comum, a nossa expectativa é muito grande, logo porque tudo já está há um bom tempo sendo devidamente agilizado pela Secretaria de Saúde por determinação do nosso governador Flávio Dino, e eu acho que até o mês de agosto o nosso Centro de Imagem estará funcionando servindo Tuntum e a população de outras regiões, afirmou o prefeito. 
Ultra-som
Ainda segundo ele, o atendimento do Centro tem possibilidades de ser expandido até o final do ano com os serviços de análises clínicas e endoscopia digestiva. O atendimento e todo serviço prestado será de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde.   
Raio-X

Nenhum comentário:

Postar um comentário