.

.
.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Superintendente do Incra garante desapropriação de três grandes áreas para assentamento em Tuntum


O auditório da Secretaria Municipal de Saúde ficou apertado para a grande quantidade de pequenos produtores rurais que compareceram ontem (9) pela manhã para tratarem com autoridades fundiárias do Estado a desapropriação de três áreas de projeto de assentamento. As três áreas já ocupadas pelos 'Sem Terra' que somam quase mil famílias, pleiteiam a desapropriação de quase 8 mil hectares.
Com um pronunciamento eloquente de apoio a causa, o prefeito Dr. Tema abriu a sequencia de debates falando da vinda do superintendente do Incra. "Trouxemos o superintendente não para conversar com o prefeito, mas com você produtores rurais", destacou, sendo muito aplaudido. Dr. Tema explanou sobre a importância da política de fixação do homem do campo prometendo seu irrestrito apoio. "Se depender de mim, para que vocês adquiram a terra, eu não medirei esforços", prometeu.

Jowberth frank, Dr. Tema e Valdiná Barros
Na semana de aniversário dos 45 anos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o superintendente regional destacou inicialmente a política de reforma agrária desenvolvida ao longo desse período, destacando 104 mil famílias que já foram assentadas por meio do trabalho de desapropriação.  Jowberth Frank Alves da Silva disse que os assentamentos hoje não tem nada de atrativo e que o pensamento é de manter o cidadão no campo com acesso a tecnologia. "Nosso pensamento é de transformar esses assentamentos em área de produção e tecnologia", afirmou. O superintendente informou que o Governo Federal disponibilizará este ano por meio do Plano Safra 28,9 bilhões para a Agricultura Familiar e que os recursos disponibilizados aos produtores do estado não voltará por falta de gestão. "Na minha gestão não vai voltar nenhum recurso". Ele ainda acrescentou que o prefeito Dr. Tema está muito intencionado na parceria. "Percebo que o prefeito está muito intencionado com essa parceria", concluiu.

Valdiná Barros, superintendente na área de agricultura do Governo do Estado, salientou sobre as barreiras de políticas públicas desde a época do governo Jackson Lago. Na sua fala ele ressaltou que o Maranhão tem hoje um governo que apoia a Agricultura Familiar. Se referindo ao incentivo, Barros  disse que Tuntum precisa de uma produção para levar seus produtos para fora. "Tuntum precisa de uma produtividade para levar para fora os seus produtos aqui produzidos", destacou.

O grande encontro reuniu várias caravanas do interior e de cidades vizinhas, que também vieram a Tuntum ouvi a nova política de intenção agrícola do superintendente do Incra. A secretária de Agricultura de Dom Pedro, Drª.Vieirinha, afirmou que o encontro foi muito proveitoso e serviu para nortear as futuras ações de sua pasta. O secretario de Tuntum, Antonio Durval, o Dôra, disse que além das garantias das desapropriações que serão realizadas daqui pra frente, o encontro foi muito útil para familiarizar todos os envolvidos na agricultura municipal com as demais autoridades fundiárias.
Antes da reunião no auditório da Secretaria de Saúde, o superintendente do Incra, Jowberth Frank, os representantes do Iterma, do Crédito Fundiário, PPA e MDA se reuniram com os associados do povoado Tabocal para tratarem do projeto de desapropriação da área de terra, onde inicialmente foi firmado o compromisso de desapropriação. 
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário