Polícia Militar tem intensificado as ações de policiamento preventivo nas ruas
Polícia Militar tem intensificado as ações de policiamento preventivo nas ruas
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) divulgou o registro de homicídios em julho deste ano na Grande São Luís, região formada pela capital com os município de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar. Os registros indicam 44 homicídios em julho de 2015, enquanto no mesmo período do ano passado foram registrados 70 homicídios, ou seja, uma redução de 34%.
Desde janeiro, o governo Flávio Dino vem buscando reduzir os índices relacionados à violência que cresceram durante os últimos anos na gestão da ex-governadora Roseana Sarney. Tanto o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, quanto o governador tem chamado atenção para o fato de que em 2015 está ocorrendo uma curva descendente dos registros. Os dados da Secretaria de Segurança mostram que de 2012 até 2014 a curva era ascendente, o que significa que a cada ano só houve aumento dos homicídios e este ano está sendo diferente.
Outra mudança no governo Flávio Dino em relação ao governo Roseana é que a gestão da Segurança Pública tem dado atenção ao parâmetro adotado desde 2006 pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que é o registro do CVLI – Crimes Violentos Letais Intencionais. Houve uma redução de 29% nos crimes dessa natureza. Em julho de 2014 foram 73 registros e no mesmo período deste ano foram 53.
Em entrevistas concedidas à imprensa ao longo do ano, o secretário Jefferson Portela e o delegado-geral de Polícia Civil, Augusto Barros, informaram que para reduzir esses crimes a Polícia Militar tem intensificado as ações de policiamento preventivo nas ruas e a Polícia Civil tem atuado fortemente para elucidação dos crimes, acabando com a sensação de impunidade entre os criminosos.
Do blog do Raimundo Garrone