Beneficiada durante a gestão da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) com contratos milionários, a empresa Hytec Construção suspendeu as obras da rodovia MA-323, no trecho entre Marajá do Sena e Nova Olinda, após a derrocada de Roseana do Palácio dos Leões. Embora a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) já tenha notificado este ano a empresa para a retomada das obras, a Hytec simplesmente se omitiu.
lucianolobao-180x300Ocorre que a Hytec Construção pertence a Luciano Lobão, irmão de Edinho Lobão que foi o candidato de Roseana derrotado na tentativa de sucessão. Aliado de Roseana, durante os anos de 2013 e 2014 a empresa faturou mais de R$ 42 milhões em contratos com o Estado. Como é de costume nas contratações de aliados da família Sarney, foram registrados problemas ainda na gestão de Roseana sobre os serviços da Hytec.
Além do valor milionário dos contratos, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, denunciou que a empresa não executou as obras conforme o estabelecido nos contratos. Também em 2014, a Hytec foi alvo de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) após requerimento aprovado no Senado Federal, em 11 de agosto, para apurar a legalidade e se houve sobrepreço nos contratos para obras da Copa do Mundo.
No capítulo mais recente dos vários problemas da empresa comandada pelo irmão de Edinho Lobão, a Sinfra instaurou Procedimento Administrativo para apurar as responsabilidades pela paralisação das obras da MA-323 e já iniciou os procedimentos legais para rescindir o contrato.
Raimundogarrone