O governo do Estado adotou várias medidas para enfrentar a crise econômica instalada no país com repercussões nos orçamentos de Estados e municípios. Só em setembro, o Maranhão perdeu mais de R$ 16 milhões em transferências do FPE (Fundo de Participação dos Estados).
Uma das medidas aprovadas pela Assembleia Legislativa aumenta a alíquota de ICMS para artigos e bens de luxo ou supérfluos, como aviões, jetski, helicópteros, lanchas, quadriciclo, redbull, produtos de beleza, entre outros.Jet-ski
Com o novo sistema tributário que entrará  em vigor a partir de janeiro de 2016, o governo estima arrecadar cerca de R$ 100 milhões por ano.
fomeRecursos que o governador Flávio Dino destinará para manter e ampliar políticas sociais, por meio do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop).
É com esse dinheiro que o governo vai levar água tratada, casas e restaurantes populares, atenção básica na saúde, escola digna para os maranhenses desassistidos. Gente que passa fome e sede principalmente nos pequenos municípios maranhenses.
Mas, há quem esteja preocupado com a ração dos animais de estimação dos poderosos…