.

.
.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Sem maquiar ou omitir informação, Tuntum é considerado como em situação de risco para o mosquito Aedes aegypi


O Ministério da Saúde realizou neste sábado um mutirão nacional de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A mobilização se concentrou, somente, em 353 municípios do Brasil, um número ínfimo se comparado com mais de 5.500 municípios que o país têm, ficando de fora muitos em situação de risco, que são os que mais  merecem atenção especial do Ministério, para que haja uma eficiência maior no combate ao mosquito, hoje também causador dos alarmantes casos de microcefalia.
No Maranhão, conforme informação do noticiário matutino da Tv Globo, Bom Dia Brasil, dos 217 municípios do Estado, três estão classificados em situação de risco, São Mateus, Tuntum e Vargem Grande, informação que levanta muita suspeita entre o restante por omissão de informação, artifício comum utilizado para mostrar uma realidade adversa, não expondo o nome do município em situação de risco, sendo assim, fazendo justificar a falsa eficiência das equipes de endemias e os recursos enviados pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o Núcleo de Endemias de Tuntum, as informações veiculadas foram levantadas ano passado e enviadas no mês de setembro ao Ministério da Saúde, não justificando que a situação se configure a realidade de hoje. Os dados que classificam os municípios nas devidas situações de risco, são todos apanhados pelas próprias equipe de endemias dos municípios, podendo, com ampla facilidade, ser omitida. O município só passa a ser classificado pelo Ministério da Saúde como área de risco, depois do envio do Levantamento de Índice Rápido (LIRA), que é uma coleta de informação da incidência domiciliar de larvas do mosquito, feito pela equipe de endemias, que pode, de forma irresponsável, alterar as informações e maquiar o resultado final, fato que não ocorre em Tuntum, como afirma o supervisor geral de Endemias, Geová Brasil. "Nós aqui em Tuntum enviamos as informações fielmente, agora é estranho entre 217 municípios, somente tês estarem incluídos como área de risco", afirmou.
O que torna mais estranho, é que mesmo em situação de risco, ainda não foi contabilizado nenhum caso de Zica e Microcefalia em  Tuntum, uma prova de que há continuamente uma concentração de esforços em combater o mosquito. 
Para o secretário Municipal de Saúde, Rawlley Tavares, independente da situação de risco que Tuntum se encontra, conforme pesquisas do ano passado, fato já sabido pela secretaria, os trabalhos de combate ao mosquito vão se intensificar mais ainda com ações articuladas envolvendo órgãos municipais, igreja, estudantes e sociedade. "Por meio da Secretaria e do Núcleo, vamos fazer uma força tarefa que envolverá a Igreja (Campanha da Fraternidade), classe estudantil, núcleo da vigilância, todas as secretarias municipais e, inclusive o próprio prefeito", disse. Tavares classificou o momento, assim como os anteriores, como de atenção, pedindo também a colaboração da população. "Devemos entender que a situação é de máxima atenção, e aqui peço a colaboração da população para fique atenta, para que juntos possamos combater o mosquito transmissor dessas doenças", pontuou.          

Um comentário:

  1. A situação aqui vai ficar feia com essa questão de acumular água em balde e caixa pela falta d"água, em cima da minha pia tenho sempre um balde com água e toda manhã eu tiro o resto de água por te larvas do mosquito. Veremos o que vem por aí.

    ResponderExcluir