quarta-feira, 15 de junho de 2016

Associação de pescadores de Tuntum ganha tanques de redes para execução de projeto de psicultura


A psicultura ainda é uma das boas alternativas para levar trabalho e gerar emprego e renda aos ribeirinhos de Tuntum. Com esse pensamento, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Governo do Estado e Prefeitura estão tomando a iniciativa de fazer frutificar e desenvolver um ambicioso projeto que garanta trabalho e dignidade a um grupo de 24 pescadores do povoado Alto do Coco, localizado a 20 km da sede em uma área banhada pela Barragem do Rio Flores. O projeto, que teve seu nascedouro na Secretaria de Agricultura, objetiva incentivar pequenos produtores rurais que vivem em área pesqueira, dando assim uma nova alternativa de renda a quem já está inserido ao meio.  

O projeto vem sendo elaborado desde o ano passado, mas somente hoje passou a ter seu desfecho com a chegada dos apetrechos, provocando alegria e fazendo despertar muita animosidade entre os membros da comunidades. Os associados receberam 24 tanques-rede, 96 bolas, 24 comedouros, quatro caixas d'água de polietileno, um barco em alumínio, um motor de popa e um kit colorimétrico. Os recursos adquiridos para a aquisição de todo material são oriundos da própria Codevasf. Os pescadores, quase todos adaptados a pesca artesanal, ainda terão que passar por um treinamento de qualificação e manejo do pescado a ser produzindo. A tilápia, de acordo com o projeto, foi o pescado escolhido para ser criada nos tanques por ser bastante comercial e fácil de se desenvolver em cativeiro, além de ter uma carne saborosa. 

A comunidade do povoado Alto do Coco foi escolhida a ser contemplada com o projeto por preencher os principais requisitos da Codevasf, entre eles a participação dos filhos nos programas sociais do Governo Federal, além da vocação à pesca, atividade comummente praticada de forma rústica por todos moradores. Para o secretario adjunto de Agricultura, Paulo Duarte, o Paulão, o projeto objetiva, também, garantir mais renda a comunidade assegurando mais uma atividade de trabalho com lucro certo e garantido. Ele ainda afirmou que sua realização só está sendo possível em virtude do apoio que o prefeito Dr. Tema tem dado a secretaria de Agricultura na elaboração desse e de outros projetos. "Tanto esse como outros projetos só estão sendo realizados graças ao apoio que recebemos do prefeito Dr. Tema", declarou. 

Estiveram presentes no momento da entrega dos apetrechos e de todo material, o secretario de Finanças, Maurício Seabra, que representou o prefeito, e ex-prefeito Pires Léda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário