quinta-feira, 23 de junho de 2016

Em três meses, Centro de Imagem de Tuntum contabiliza mais de 9 mil atendimentos


Fachada do Centro de Imagem Antonio Joaquim da Cunha, em Tuntum. Foto: Divulgação
Fachada do Centro de Imagem Antonio Joaquim da Cunha, em Tuntum. Foto: Divulgação
O Centro de Imagem Antonio Joaquim da Cunha, inaugurado em março de 2016, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), atende a demanda das regionais de saúde de Presidente Dutra, Barra do Corda e São João dos Patos. Desde a sua abertura, uma população estimada de 500 mil habitantes de 37 municípios, passou a contar com exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, raios-X e mamografia. Ainda são oferecidos pelo Centro, em parceria com a gestão municipal, cerca de 60 exames laboratoriais. Somadas todas as especialidades foram realizados 9.362 procedimentos do mês de março a maio.
O fluxo de atendimentos constante contabiliza cerca de 100 exames por dia e expressa a importância do equipamento de saúde para a região central do Estado. “A abertura desse Centro de Imagem é uma conquista pela oferta de exames com equipamentos de última geração para pacientes que, antes, precisavam percorrer longas distâncias para realizar esses procedimentos”, considerou o diretor Fernando Gama.
Ultrassonografia tem ajudado muitas mulheres na identificação de diagnóstico precoce. Foto: Divulgação
Ultrassonografia tem ajudado muitas mulheres na identificação de diagnóstico precoce. Foto: Divulgação
A mamografia concentra uma demanda, em média, de 32 pacientes diariamente. “É inquestionável a importância da agilidade no diagnóstico por imagem, por exemplo, do câncer de mama, pois antes as mulheres, ao fazerem os exames de maneira tardia, já recebiam o diagnóstico em fase avançada. Hoje a paciente tem acesso ao resultado em menos tempo e, quando preciso, é encaminhada para o médico especialista”, explicou o diretor.
Em média os resultados das mamografias são emitidos entre 12 e 15 dias. Os demais estão disponíveis em cerca de cinco dias. A população tem se mostrado satisfeita com esses avanços. É o caso da lavradora Cícera Pessoa Lima, 46, residente em Governador Luiz Rocha. “Vim fazer uma mamografia e um raio-X, porque onde moro não tem esses exames. Tuntum é um ponto de referência agora onde fazemos os exames de graça  e facilita mais para quem não pode pagar”, ressaltou a paciente.
Produtividade
O mês de inauguração contabilizou 2.842 exames realizados. A média de atendimentos foi crescente. No segundo mês, em abril, foram 3.138 procedimentos e, em maio, 3.382. No total dos três meses de funcionamento, além dos exames laboratoriais que somam 4.061 atendimentos, o exame por imagem que teve a maior demanda foi o de raio-X, com 2.179 exames, seguido por 1.154 ultrassonografias, 1.101 tomografias e 867 mamografias.
Tomografia é outro exame de imagem oferecido pelo Centro de Exames de Tuntum. Foto: Divulgação
Tomografia é outro exame de imagem oferecido pelo Centro de Exames de Tuntum. Foto: Divulgação

2 comentários:

  1. O Centro de Imagem caiu como uma luva aqui em Tuntum, e além disso serve toda a região, e os funcionários estão de parabéns pela sua dedicação, comprometimento, humildade e disposição, e os pacientes estão muito satisfeito com o atendimento digno e eficaz.

    ResponderExcluir
  2. O Centro de Imagem caiu como uma luva aqui em Tuntum, e além disso serve toda a região, e os funcionários estão de parabéns pela sua dedicação, comprometimento, humildade e disposição, e os pacientes estão muito satisfeito com o atendimento digno e eficaz.

    ResponderExcluir