.

.
.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

VI Encontro Estadual da UNCME-MA em São Luís foi marcado pela defesa da escola pública



O VI Encontro Estadual da UNCME-MA (União dos Conselhos Municipais de Educação) realizado nos dias 08 e 09 de Julho no Auditório Fernando Facão da Assembleia Legislativa do Estado foi marcado por uma intransigente defesa da escola pública e da educação básica diante da grave crise política e econômica do país.


Palestrantes e encontristas (professores, conselheiros municipais de educação, secretários, representantes da sociedade civil) oriundos de diversas cidades e regiões maranhenses marcaram presentes em sessões de palestras, painéis e debates onde o foco principal foi discutir de maneira intensiva a educação pública municipal reforçando a defesa do Plano Nacional da Educação, da nova Base Nacional Curricular Comum, do Financiamento da Educação Básica e do fortalecimento e defesa dos organismos de representação social no contexto da educação pública brasileira, principalmente, o Conselho Nacional de Educação - CNE e contra a desconstrução das conquistas dos últimos anos que sido proposta pelo novo governo interino.


Defesa dura de Paulo Freire e seu legado

Um dos momentos altos do VI Encontro Estadual da UNCME-MA aconteceu durante a fala do Professor Roberto Mauro Gurgel (o maior estudioso da obra educacional freireana no Maranhão) quando defendeu o legado teórico/prático do educador pernambucano que teve sua obra, pensamento e seu legado maculado pelos obscurantistas do novo Ministério da Educação do governo interino. Roberto Mauro Gurgel evocou nomes como Moacir Gadotti e Saviani que assinaram manifesto público contra a tentativa de macular a importância de Freire para a educação brasileira e mundial.


Participação de Tuntum no VI Encontro da UNCME-MA

Como tem acontecido nos últimos anos, o Conselho Municipal de Educação de Tuntum – CME, através do apoio do Prefeito Cleomar Tema e do Secretário Municipal de Educação Prof. Antonio dos Reis, tem participado sistematicamente dos encontros estaduais da UNCME-MA com louvor através dos Professores Emerson Araújo (Presidente do CME-Tuntum) e Jaílson Santana (Vice-Presidente do CME). Emerson Araújo é, também, membro titular do Conselho Fiscal da UNCME-MA e no VI Encontro Estadual foi moderador de painel sobre elaboração de documentos básicos dos conselhos de educação.
BateTuntum 

Nenhum comentário:

Postar um comentário