quarta-feira, 31 de agosto de 2016

31 de AGOSTO: A tradição continua em Tuntum no dia do vaqueiro


Os cânticos, os aboios, vaqueiros paramentados e a missa celebrada, tudo isso ainda permanece vivo na cultura e na tradição popular do festejo de São Raimundo Nonato, que tem o seu ápice e encerramento no dia de hoje, dia especial em homenagem aos vaqueiros.

As comemorações ao dia começaram com a celebração de uma missa, presidida pelo tuntuense frei João Carlos e co-celebrada pelo diácono Irmão Elias. Após a celebração os vaqueiros e vaqueiramas participaram do tradicional café do vaqueiro, oferecido anualmente pelo grupo de casais da Paróquia. Na ocasião, os vaqueiros de tradição e paramentados foram contemplados com brindes oferecidos pelo comércio local.

Na praça São Francisco e pelas ruas da cidade, os vaqueiros e participantes se misturavam em cavalgada, exibindo seus pomposos animais de raça. Chamou atenção na praça a presença de dois búfalos adestrados, ambos vindos de Santo Antonio dos Lopes. O momento foi oportuno e muitos montaram e posaram para fotografias. Finda-se hoje as festividades do padroeiro, precisando ser mais acendida para que a tradição permaneça viva e não morra. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário