quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Governo entrega Hospital Macrorregional e melhoria no abastecimento de água em Santa Inês


A população da Região do Vale do Pindaré agora conta com um Hospital Macrorregional de alta complexidade como referência de saúde. O governador Flávio Dino esteve em Santa Inês nesta quinta-feira (25), onde foi recebido com festa, para entregar o quarto hospital de grande porte da sua gestão. Na ocasião, ele também inaugurou um poço que vai beneficiar cerca de oito mil pessoas de 10 bairros da cidade.
Com 116 leitos e um investimento de mais de R$ 22 milhões, o Hospital Tomás Martins atenderá mais de 160 mil habitantes de 16 municípios, disponibilizando serviços de Análises Clínicas, Exames de Radiologia, Ultrassonografia, Tomografia, Eletrocardiografia, Endoscopia, Agência Transfusional e Hemodiálise.
Entre os serviços especializados oferecidos na parte ambulatorial estão atendimento com leitos regulados em dois tipos de clínica médica e pediátrica, Cirurgia Geral e Ortopédica, Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Enfermagem, Nefrologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Psicologia.
O governador Flávio Dino afirmou que, apesar dos entraves burocráticos da obra devido a inconsistências contratuais herdadas da gestão anterior, o hospital está pronto e com equipamentos de qualidade para garantir a saúde da população da região. “A maioria dos estados brasileiros está em crise, inaugurar hospitais e mantê-los é um desafio. O dia de hoje é especial porque marca mudança na prestação dos serviços de saúde. O povo de Santa Inês e toda região agora conta com a assistência de um hospital de qualidade”, disse o governador.
O Hospital conta com 26 consultórios clínicos, 26 pediátricos, 26 ortopédicos, 26 cirurgia geral, 12 leitos UTI adulto e infantil. Mais de 400 funcionários e oito equipes médicas compõem o quadro da unidade de saúde com previsão de mais de 800 atendimentos por dia, entre consultas e exames.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressaltou a parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) na construção do caminho da melhoria na qualidade de vida da população maranhense com a entrega do quarto hospital macrorregional. “Apesar dos diversos problemas que enfrentamos para inaugurar este hospital, hoje é uma dia de alegria, em que uma nova fase se inicia, a fase de uma boa assistência a quem necessita de cuidados. Agradeço ao governador por investir em hospitais de grande porte, que garantem atendimentos dignos”, afirmou o secretário.
Para Antônio Manoel Lima, 59 anos, a chegada do hospital representa o fim de um sofrimento. O aposentado está com catarata e há um ano busca uma consulta oftalmológica na região. Desde às 6h da manhã, ele estava na porta do hospital aguardando o governador. “Soube da inauguração e vim participar. Nunca pensei que minha terra teria um hospital tão grande e completo. Agora sim, acredito que terei de volta a saúde dos meus olhos”, comemora.
Melhoria no abastecimento de água
A visita a Santa Inês marcou também a inauguração de um poço tubular com vazão de 100 mil litros por hora e profundidade de 250m que vai beneficiar cerca de 8.000 pessoas de dez bairros do município. Parte do Programa ‘Água Para Todos’, a ampliação do sistema é mais uma obra que tem como objetivo garantir abastecimento pleno de água em todos os municípios do Maranhão.
De acordo com o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), o ‘Água Para Todos’ tem se espraiado por todas as regiões do Maranhão e, neste momento, está presente – entre obras concluídas, em andamento e prestes a ser iniciadas – em 55 cidades do estado e chegará a mais de 70 até o final do ano. “O que significa dizer que conseguiremos cumprir a determinação de chegar, nos quatro anos de Governo, em quase todas as 217 cidades do Maranhão”, frisou.
Morador do bairro Santo Antônio há 30 anos, José Ribamar de Jesus foi conferir de perto as instalações do novo poço e relatou que nunca havia visto obras para a melhoria de abastecimento de água da região. “Ficou muito bom e vai melhorar demais pra gente. Nunca tinha visto obra de água aqui. Somente promessas”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário