segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Governo inicia requalificação do Hospital Macrorregional de Presidente Dutra nesta segunda-feira (22)



O Hospital Macrorregional de Presidente Dutra, gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), passará por uma reforma.

Sete anos após sua inauguração, o Hospital Macrorregional de Presidente Dutra, gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), passará por uma reforma de manutenção para melhorar sua infraestrutura. A meta é oferecer à população da Regional de Saúde de Presidente Dutra uma unidade com condições mais adequadas para receber os pacientes de 17 municípios do Estado, o que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) equivale a mais de 250 mil pessoas. O anúncio foi oficializado pelo governador Flávio Dino em reunião com as pastas da Saúde e da Infraestrutura nesta semana.
Obras serão iniciadas no Hospital Macrorregional de Presidente Dutra nesta segunda-feira (22). Foto: Divulgação
Obras serão iniciadas no Hospital Macrorregional de Presidente Dutra nesta segunda-feira (22). Foto: Divulgação
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a requalificação possibilita que haja mais qualidade e dignidade no atendimento executado à população da regional. “Cada reestruturação predial que o Governo tem feito nas unidades da rede estadual de saúde pretende que os pacientes sejam melhor acolhidos, tenham espaços adequados e amplos para receberem os serviços de saúde. O posicionamento da gestão estadual é de respeito aos cidadãos e buscamos demonstrar isso quer com expansão de serviços, quer com ajustes estruturais, sempre investindo na humanização do atendimento”, disse Carlos Lula.
Com o investimento de mais de R$ 2 milhões do Tesouro Estadual, o Governo do Estado realizará a reforma, que terá início nesta segunda-feira (22), com previsão de conclusão em seis meses. Durante um mês, equipes técnicas da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e da SES fizeram o levantamento dos dados para construção do plano, que irá reestruturar desde a área interna às externas, em um terreno de 5.500 m².
Segundo a diretora geral do hospital macrorregional, Daniela Jadão, essa é uma reforma aguardada pela população. “Temos, nessa unidade, uma capacidade alta de atendimento, com uma equipe qualificada, estrutura para realizar procedimentos de alta complexidade e atender a demanda da nossa regional. Mas essa reforma estava sendo aguardada por todos e, certamente, esse cuidado que essa gestão está promovendo irá repercutir positivamente na qualidade de nossos serviços”, ressaltou.
Dentre as adequações está a pintura de cerca de 12 mil m², recuperação de 3.400 m² de telhado e amadeiramento, impermeabilização das lajes, recuperação de 1.600 m² de paredes e 1.500 m² de piso, revestimento cerâmico de banheiros e enfermarias, substituição das esquadrias, portas e janelas. Além disso, as caixas d’água serão substituídas, haverá instalação de filtragem de água e tratamento de esgoto, reforma nas instalações elétricas e hidráulicas, instalações de combate a incêndio e climatização.
Atendimentos
Em 2016, de janeiro a junho, o Macrorregional de Presidente Dutra realizou cerca de 100 mil atendimentos, número expressivo para o período de seis meses. Com 100 leitos de internação, a unidade presta Serviço de Pronto Atendimento (SPA) em Clínica Médica, Clínica Pediátrica, Clínica Cirúrgica, Clínica Ortopédica, Cirurgia Cabeça e Pescoço, Cirurgia Neurológica, Endoscopia e Gastroenterologia.  Realiza internação hospitalar em Clínica Ortopédica, Clínica Cirúrgica Pediátrica, Clínica Médica, Nefrologia e UTI. E ainda, Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) em Análises Clínicas, Raios X, Ultrassonografia, e Tomografia Computadorizada.
Investimento Assistencial
O Governo investiu na implantação dos hospitais regionais para descentralizar os atendimentos de saúde. Com o investimento na melhoria e inauguração dos hospitais, a população maranhense passou a contar com atendimento médico especializado e de alta complexidade também no interior do Estado. Além de inaugurar o Hospital Regional de Pinheiro, em setembro de 2015, e o Hospital Regional de Caxias, em janeiro de 2016, o Governo do Estado entregou na última sexta o Hospital Regional de Imperatriz e entregará, ainda neste mês, os Hospitais Regionais de Santa Inês e Bacabal, atendendo a uma antiga demanda, inclusive, com ampliação da assistência na área oncológica, em Imperatriz.
Cerca de 3,5 milhões de pessoas serão beneficiadas com os seis hospitais em operação, todos entregues em menos de dois anos de governo. Os hospitais regionais de Pinheiro, Caxias, Santa Inês e Imperatriz disponibilizam mais de 100 leitos cada, o de Bacabal possui 50 leitos. Juntos, os novos equipamentos de saúde e os que estão sendo reestruturados representam a nova política maranhense em saúde, cuja prioridade é salvar vidas e tratar as pessoas com dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário