Resultado de imagem para violencia roseana sarney
Um estudo coordenado pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz usou dados do IBGE e do Ministério da Saúde de 2014 para mostrar a evolução da violência em estados e municípios brasileiros. São Luís passou a ser a capital mais violenta do país, a taxa de homicídio é de 90 para cada 100 mil pessoas. A média nacional é de 29 mortes a cada grupo de 100 mil. Essa é uma das conclusões do Mapa da Violência 2016 que o Profissão Repórter (Globo) teve acesso em primeira mão.
O dado do Mapa da Violência divulgado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) comprova que, em 2004, São Luís era a apenas a 21ª capital do país em número de homicídios por habitante. Quando a ex-governadora Roseana Sarney deixou o Palácio dos Leões pela última vez, os ludovicenses já conviviam com a 3ª pior taxa de homicídios do país – atrás apenas de Maceió e Fortaleza.
São Luís e Natal foram as capitais que tiveram maior crescimento no número de homicídios por habitante, entre 2004 e 2014: mais de 400% cada.
Lawrence Melo, delegado geral da Polícia Civil do Maranhão, admite que houve uma alta no número de homicídios até 2014, como mostra o Mapa da Violência, mas disse que agora o número de assassinatos está diminuindo porque houve investimento na Segurança Pública, como a equipe da Delegacia Móvel.
Renato Sérgio de Lima, historiador que preside a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos, aponta que a chegada de facções criminosas vindas do sudeste do país é a principal causa do aumento da violência em São Luís.
“No período do começo dos anos 2000 até 2014 experimentou-se uma onda de violência relacionada à expansão do crime organizado com uma nova configuração das facções criminosas que se organizaram, em primeiro lugar, dentro do sistema prisional, e também fez conexão com facções nacionais colocando a cidade em uma situação de disputa de territórios”, afirma.