.

.
.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Tuntum 61 anos, a crônica anunciada


Emerson Araújo/Professor

Com a apresentação de mais um desfile cívico, na manhã deste domingo(11) pelas principais vias da cidade, se antecipou as comemorações da passagem dos 61 anos de emancipação política do município que oficialmente tem a data de 12 de setembro como o dia certo da passagem de Tuntum a condição de "civitas".

Desfile cívico das escolas municipais e estaduais a parte, sempre marcado pela emoção e pelas cores em alunos, professores, funcionários e pais, esta comemoração deve traduzir sempre uma profunda reflexão sobre todas as práxis da cidade para o anos vindouros.

Para uma apaixonado por Tuntum desde tenra idade, esta data de 12 de setembro deixou de ser emblemático para se tornar um estandarte do coração para uma cidade que precisa se qualificar em várias áreas para atender todas as demandas que o seu povo ainda carece.

61 anos de emancipação política para Tuntum urge na busca de melhores dias, que ainda há de vir para a maioria da população, independente de quem propuser e executar as suas carências sociais mais prementes. Tuntum ainda precisa de políticas de geração de emprego e renda, de cuidado com o seu meio ambiente, de um sistema de abastecimento d'água mais racional e sem interrupções, de políticas públicas direcionadas a juventude com fulcro no esporte e no ensino técnico profissionalizante que contemple as suas principais vocações econômicas, refletidas na agricultura familiar, na prestação dos serviços educacionais e de saúde. Tuntum precisa se colocar na terceira idade, descobrindo e apoiando os seus filhos mais doutos para a marcha do desenvolvimento que ainda tanto precisa para fazer jus ao refrão do belo hino da cidade: "...Pedaço brasileiro/que aqui do Maranhão/reflete ao mundo inteiro".

Neste 61 anos de emancipação política valeu o desfile cívico desta manhã ensolarada de domingo, mas valerá ainda mais tudo aquilo que se pensa em fazer por Tuntum nos anos vindouros para que o município seja a nossa mais inteira tradução de desenvolvimento e de amor verdadeiro por ele, por todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário