terça-feira, 22 de novembro de 2016

Consenso poderá definir eleição da Famem; Dr. Tema continua como favorito

                                                         Dr. Tema e Gil Cutrim, presidente da Famem

No encontro "Novos Gestores – Transição Municipal e Início de Governo” que reuniu a maioria dos prefeitos, promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), o presidente Gil Cutrim, oportunamente, defendeu uma eleição de consenso para a presidência da entidade.

O prefeito de São José de Ribamar acredita ser mais salutar um entendimento entre aqueles que pleiteiam a presidência da entidade, tornando assim o municipalismo mais fortalecido. Ele sugeriu que os atuais candidatos a presidência façam um entendimento e lancem um único candidato. “É bom que busquemos um nome. A democracia existe na disputa. Mas ao escolhermos um nome só, nossa entidade irá se fortalecer ainda mais”, afirmou Gil Cutrim.

A possibilidade para que o fato aconteça é grande, o prefeito de Tuntum, Dr. Tema, ex-presidente da entidade por duas vezes, foi reeleito graças a um consenso entre os prefeitos votantes. O atual presidente Gil Cutrim também foi beneficiado com o mesmo acordão.

Comumente a Famem elege um candidato governista, prefeito ligado ao governo e que tenha lanços estreitos de relacionamento com os demais prefeitos. Já foram declarados candidatos os seguintes prefeitos: Miltinho Aragão (São Mateus), Eric Costa (Barra do Corda), Dr. Tema (Tuntum), Fábio Gentil (Caxias), Djalma Melo (Arari) e Luciano Leitoa (Timon).

A grande possibilidade, de acordo com as negociações preliminares, é que os três candidatos do PSB ( Miltinho Aragão, Dr. Tema e Luciano Leitoa), além de Eric Costa (PCdoB), todos pertencentes a base do governo, já façam um acordo e lancem uma única candidatura. Com base em levantamentos do meio político, o prefeito de Tuntum poderá ser o escolhido, não só por já ter larga experiência, mas por gozar de muito respeito entre os demais colegas. Com o acordo selado, os outros concorrentes teriam poucas forças para enfrentar a aliança entre PSB, PC do B e o restante dos partidos da base governista. 

A eleição está prevista para o dia 16 de janeiro. O eleito e toda diretoria tomarão posse no mês de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário