quarta-feira, 10 de maio de 2017

50 ANOS DO FALECIMENTO DE ASTOLFO SEABRA DE CARVALHO



Por Jean Carlos Gonçalves.

Há exatamente meio século, ocorrera o fatídico acidente de jeep na estrada paraColinas (hoje BR-135), que ceifou a vida de Astolfo Seabra de Carvalho, cujos relatos de seus contemporâneos fora um dos políticos locais mais carismáticos de sua época.

Astolfo Seabra fora um dos primeiros vereadores da Câmara Municipal de Tuntum. Eleito com expressiva votação, fora conduzido pelos seus pares à Presidência da Casa, status que o conduziria ao cargo de prefeito do município entre 31/01/1959 a 07/09/1959, em caráter interino, posto que a eleição majoritária de 1958 esteve sob júdice, devido a denúncia de fraude eleitoral nas urnas eleitorais de São Miguel, São Lourenço (Mucura) e Belém (Barriguda), importantes povoados de Tuntum. Desse modo, Astolfo fora empossado tornando-se o segundo prefeito da história do município, em substituição ao Prefeito Isaac da Silva Ribeiro que fora nomeado pelo Governador do Maranhão Eugênio Barros, por ocasião da instalação do município em 27 de dezembro de 1955.
PRIMEIRA LEGISLATURA – 31/01/1959 a 31/01/1963

Adão Gomes da Costa,

Antônio Fernandes de Sousa

Astolfo Seabra de Carvalho (Presidente)

Belchor Carvalho Souza (Vice Presidente)

Edésio Gomes Fialho

José Costa Carvalho (Deco),

João Patrício Gomes

José Pereira da Silva

Marinho Gonçalves de Morais

Severino Dias de Sousa (1º suplente)*

*Severino Dias de Sousa ocupou o 
cargo de Vereador em substituição ao 
Presidente Astolfo Seabra que assumiu 
interinamente a Prefeitura Municipal de 
31/01/1959 a 07/09/1959.


Durante o governo provisório de Astolfo Seabra fora inaugurado as primeiras unidades geradoras de energia elétrica em Tuntum, dois grupos geradores MWM-K 2 com capacidade de 50 kVA cada, com esse feito os munícipes passaram a dispor de energia elétrica das 18:00 as 22:00 h, dando descanso aos velhos candeeiros, lamparinas e lampiões, pondo fim nos jantares românticos a luz de vela (DA MATA, Remy). Instalações essas atribuídas ao grande Mestre Elias.
O prefeito Astolfo Seabra à esquerda de Mestre Elias, 
na inauguração da Casa de Energia, em 1959.

Justamente no dia da comemoração do aniversário da Independência de Brasil (07 de setembro), após mais de oito meses na condição de prefeito interino, Seabra de Carvalho transmitiu, em sessão solene na Câmara de Municipal, o cargo para Ariston Arruda Leda, que fora declarado eleito pela Tribunal Regional do Maranhão, finalmente "vencendo o embate judicial" ante ao seu oponente Manoel Valente de Figueiredo. Assim sendo, Astolfo fora reconduzido ao cargo de Presidente do Legislativo Municipal, no qual desempenhou destacado papel a frente dos trabalhos da Casa, nas devidas proporções para o período em que o município ainda dava passos na busca por uma elementar organização político-administrativa.
A morte de Astolfo naquela início de tarde de 10 de maio de 1967, fora sem dúvida um fato de grande comoção social, num momento em que exercia seu segundo mandato de vereador e que era cotado para a disputa das eleições de 1968, segundo relatos da história oral, pois na verdade não sei precisar se na condição de cunhado do então prefeito Luiz Gonzaga da Cunha, Seabra de Carvalho teria condições legais de concorrer o pleito. 
Nascido em 03 de março de 1928, Astolfo que era natural do limítrofe município do Mirador e tradicional família do sertão alcunhados de os Patrícios, casou-se com Maria Helena Gonzaga da Cunha (falecida), de família também proveniente da mesmo município que adentraram Tuntum pelo portal de entrada do extremo sul, o Campo Largo, localizado às margens do rio Alpercatas. Posteriormente, se estabelecerem em Santa Filomena por um período, lugar onde tiveram os primeiros filhos.
Imegem de Tema em 1993, em seu primeiro mandato de Prefeito.
Hoje seus cinco filhos se destacam, ocupando papéis sociais de destaque. Cleomar Carvalho Cunha, o Tema, Clínico Geral, ocupa o cargo de prefeito de Tuntum, pela quinta vez e atual Presidente da Federação dos Municípios Maranhenses - FAMEM. Cleones Carvalho Cunha, é desembargador de Justiça e atual Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, além escritor na área do Direito. Maria da Salete Carvalho Cunha é bancaria aposentada e advogada.Kleber Carvalho Cunha é Médico Veterinário e empresário, proprietário de posto de combustível e de uma Construtora e caçula Stela Carvalho Cunha.
Desembargador e Presidente do TJ-MA, Drº Cleones Cunha

Drº Maria da Salete, Advogada.

Os irmãos Drº Tema Cunha e o empresário Kleber Cunha
Apesar de sua família e amigos terem sido furtados de seu convívio muito cedo (faleceu aos 49 anos), é inegável o legado de Astolfo Seabra de Carvalho, que tem seu nome gravado na história de Tuntum. Atualmente, Seabra de Carvalho nomeia um hospital construído pelo seu filho prefeito, além da avenida principal que cruza os bairro Vila Nova, Vila Luisão e Vila Real. Além disso, no povoado Belém, fora construída uma escola da rede estadual de ensino com o nome de Astolfo.

Hospital, localizado na Rua 15 de novembro, centro de Tuntum
Vista parcial da Av Seabra de Carvalho

Escola da rede estadual em Belém, município de Tuntum
O blog Ecos de Tuntum homenageia esse grande protagonista do passado, reconhecendo sua importante contribuição para com a vida social e política deste município. 
Indubitavelmente, Astolfo Seabra de Carvalho tem seu lugar reservado no panteão cívico e político de Tuntum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário